![](https://www.atribunapiracicabana.com.br/wp-content/uploads/2021/12/09-12-21-Ambiental-Premio-1-scaled.jpg)
A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), na moção de aplausos 237/2021, parabeniza a Escola Estadual Sud Menucci, pelo Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2021, com destaque à alunos e professores que se empenharam em projeto que utiliza a trituração de restos de alimentos como forma de preservação ambiental.
A entrega da honraria aconteceu na manhã desta quinta-feira, nas dependências do salão nobre da Instituição, em ato solene conduzido pelo vereador Pedro Kawai, juntamente com a direção escolar, professores e alunos do 6º e 7º ano.
O vereador Pedro Kawai destacou a importância da escola, num projeto paralelo, a que envolveu os alunos, numa atividade com foco na defesa ambiental, ter conquistado a premiação. O parlamentar também enfatizou a relevância da moção, como manifestação oficial da Câmara, em nome da população, que registra nos anais da história esta conquista escolar, demonstrando o incentivo dos professores e os esforços dos alunos.
A diretora Márcia Aparecida Vieira ressaltou a relevância do prêmio em prol da educação. “Isto traz um incentivo a mais aos alunos e, faz muita diferença”, destacou a educadora, que também anunciou a participação da escola na feira de Ciências do Estado. Além de pontuar outros projetos a que os alunos devem se envolver, como o cultivo de uma horta.
Os professores Marcos Rizzo Guimarães (Geografia) e Flaviana Oliveira Pereira, que participaram do ato solene na entrega da moção também enfatizaram a importância da conquista escolar. E, ainda consideraram a participação de outros colegas, que contribuíram no projeto.
Os alunos Manuela Gonçalves, Bruno Moreira e Victor Abdallah foram destacados diante dos demais colegas, na participação do ato solene. E, também registraram a satisfação de participar do projeto e, da expectativa da escola se projetar perante o Brasil, no tocante à defesa ambiental.
MOÇÃO – no teor da moção, o vereador Pedro Kawai considera que, em sua 29ª edição, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente trouxe o olhar da ciência para assuntos presentes no cotidiano com o tema “O Desafio do Lixo – Como Podemos ser mais Sustentáveis?”, e contou com a participação de 42 escolas estaduais e municipais da região de Piracicaba.
O projeto teve início no mês de abril deste ano e foi apresentado para os alunos no presencial e para os alunos que estavam no remoto, durante a aula de Geografia, cujo tema foi sustentabilidade. Os alunos começaram a observar que no refeitório da escola era desperdiçado os restos de alimentos e, assim surgiu a ideia de como reaproveitar esses alimentos de forma sustentável. Conversando com as professoras, veio então a ideia da mini trituradora para reutilizar esses alimentos e produzir adubo para que não houvesse o desperdício.
O primeiro passo foi a construção da mini trituradora com materiais recicláveis doados pelos alunos e parceiros da escola. Assim, com a orientação das professoras, eles utilizaram como materiais um balde de 18 litros, uma hélice de cortar grama e um motor de máquina de lavar.
A montagem foi realizada na escola, nas aulas presenciais, em agosto. No processo da montagem os alunos foram dando soluções aos problemas que iam aparecendo. Finalizaram a mini trituradora, que é só a primeira parte do projeto todo, depois as sobras serão levadas para realizar a compostagem e a produção de adubo que servirá para a futura horta da escola. E, além disso, a mini trituradora passará por melhorias, pois já ganharam uma placa solar para instalação. Os projetos seguem para etapa nacional.
Os professores: Cristhiane Pereira Saraiva Nunes, Camila Huffenbaecher Pinheiro e Janaína Aparecida Ramos Rodrigues também recebem cópias da moção de aplausos.