O maestro piracicabano Jamil Maluf receberá homenagem por se tornar maestro emérito da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) por meio da moção de aplausos 258/2021. A propositura é de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB) e foi aprovada durante a 50ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (6).
Jamil Maluf recebeu o convite para se tornar regente titular e diretor artístico da OSP em 2014. Em 2015, foi o responsável pelo trabalho de reestruturação da Orquestra, com a admissão de instrumentistas profissionais e estagiários, além de realização de temporada permanente e projeto pedagógico. A OSP entregou o título de maestro emérito ao piracicabano durante o concerto realizado no dia 27 de novembro de 2021, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto.
De acordo com a propositura, Jamil Maluf recebeu o prêmio de Melhor Regente de Orquestra pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) por cinco vezes, além de prêmios como o “Carlos Gomes”, como “Melhor Regente de Ópera”, e “Maestro Eleazar de Carvalho”, como Personalidade Musical do Ano.
O maestro também apresentou o programa Primeiro Movimento, na TV Cultura, por cinco anos, e foi diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo de 2005 a 2009. Desde 2013, apresenta o programa “Intérprete” na Rádio Cultura de São Paulo.
Ainda segundo a moção, o maestro se dedicou aos concertos mensais virtuais, com destaque para a releitura inédita do Hino de Piracicaba e a canção Rio de Lágrimas, que juntas tiveram mais de 1 milhão de visualizações.