Reflexão e inclusão. São esses os propósitos do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado hoje (03), e instituído pela Organização das Nações Unidas em 1992. A Prefeitura de Piracicaba disponibiliza uma série de atividades gratuitas para as pessoas com deficiência no município, além de oferecer diversos serviços. Neste ano, somente em parcerias com Organizações da Sociedade Civil, foram investidos mais de R$ 2,6 milhões (leia abaixo).
CLAREAR — Um dos exemplos de atividades é o Projeto Clarear, realizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). O programa inclui atividades físicas, esportivas e de lazer destinadas a pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual e múltipla de todas as faixas etárias. Atualmente, o Clarear realiza aulas recreativas, esportivas e cognitivas no Parque do Piracicamirim, em três horários: segundas-feiras, às 8h30 e às 16h, e quartas-feiras, às 16h. Coordenada pelo professor Clevis Spada, a iniciativa também possui aulas de natação, que acontecem no Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo, de segunda a sexta-feira, das 13h45 às 15h45, e nas quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 10h45. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (19) 3403-2648 ou diretamente no local e horário das aulas com os professores responsáveis.
FELLIPE — Pessoa com deficiência intelectual, Felipe Mateus de Melo Santos, 24, é aluno do programa há quase uma década. No período, apresentou evolução no desenvolvimento físico e intelectual, como relata a mãe Maria Francisca. “A minha vida é cuidar dele. Vi como melhorou a coordenação dele, o desenvolvimento motor. Isso sem contar que o Felipe era ‘danado de sacudido’ e agora é mais calmo”, disse, antes de se emocionar. “Ele era uma criança rejeitada, não pela família, mas fora. Para uma mãe, vê-lo mais sociável faz a maior diferença do mundo. Fico emocionada. É a alegria por termos ido atrás de tantas coisas e ver que conseguimos os resultados”, falou.