Do príncipe ao imperador

Francys Almeida

 

Não há como se falar em Ciência Política sem citar Nicolau Maquiavel, que ficou conhecido mundialmente como o fundador da Ciência Política Moderna, eternizado em obras clássicas que influenciam até hoje.

Nascido no ano de 1469, em Florença, na Itália, foi determinante na construção do pensamento político atual, vivendo no período da Renascença Italiana, tem frases célebres usadas nos bastidores políticos.

Nas suas obras, se destaca o livro “O Príncipe”, onde se inspira no absolutismo italiano, apresentando caminhos de “Virtude e Fortuna” explicando como os líderes devem escolher estratégias que aumentassem seu poder (Virtude) e quais poderiam ser os imprevistos que, supostamente, podem limitar o poder de ação do governante (Fortuna).

Um pouco do conhecimento básico desse livro poderia evitar frustrações políticas, principalmente as que ultimamente temos visto em nossa cidade, por parte de alguns que se sentem “traídos”, por serem aliados “de primeira hora”, valores morais e religiosos não se sobrepõem a lei, menos ainda aos interesses pessoais de quem governa, isso é básico em governos absolutistas.

A Moral é rompida com a política, premissa básica do entendimento dos apontamentos do Fiorentino, a própria frase já conhecida,  resume bem esse pensamento: “Os fins justificam os meios” Nicolau Maquiavel

Mostra que o entendimento do “soberano”, ou governante, é sempre de permanecer no poder, ainda que custe descartar aliados que “cobram a fatura”.

Ainda assim, os desligamentos recentes mostram o que outrora foi alertado: “O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.” (Nicolau Maquiavel)

É injusto dizer que alguém foi enganado, seria leviano, draconiano, o que faltou foi a leitura básica da ciência política, não se pode fazer política desconsiderando a obra do fiorentino famoso.

______

Francys Almeida, bacharel em Direito, síndico profissional, militante partidário em Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima