Nascido em São Bernardo do Campos, em 1925, e morador de Piracicaba a partir de meados da década de 1950, o advogado e professor Orlando Veneziano – falecido em 1995 – denomina via pública no Distrito Industrial Uninorte “Ipezinho”, localizado entre os bairros Capim Fino e Água Santa.
A proposta da homenagem partiu do vereador André Bandeira (PSDB), autor do projeto de lei 61/2021, que foi aprovado na noite desta quinta-feira (18), durante a 45ª reunião ordinária da Câmara. “O objetivo é prestar uma homenagem ao Sr. Orlando Veneziano, que sempre foi muito querido”, justifica o parlamentar.
Unindo sabedoria do mestre à experiência do profissional do Direito, Veneziano formou-se na tradicional Faculdade de Direito São Francisco, tendo exercido a profissão em Piracicaba e atuando também como professor de português e latim. Lecionou nas escolas Sud Mennucci, Colégio Assunção, Colégio Dom Bosco, Colégio Industrial e Colégio Jorge Coury.
Foi casado com Maria Francisca Jannini Veneziano, falecida em 1o de maio de 1978, com quem teve cinco filhos: Francisca Teresa, João Bosco (falecido em 2001), João Caetano, Mônica Teresa e Lígia Teresa.
Apaixonado pelo Lar dos Velhinhos, onde dedicou boa parte de sua vida, Veneziano foi presidente do que é considerada a primeira a cidade geriátrica do Brasil.