Reunião solene abre a Semana da Consciência Negra neste domingo (21), no Teatro Municipal Erotides de Campos, às 10h30, por iniciativa do vereador Acácio Godoy (PP). O evento homenageará pessoas envolvidas com o movimento negro na cidade e entregará a medalha de mérito Zumbi dos Palmares. O dia ainda conta com Missa Afro, da Pastoral Brasileira Diocesana e celebrada por Ademilson Lopes da Silva com a participação da Pastoral Afro de Piracicaba. A missa acontecerá às 9h.
A reunião solene acontece por meio da resolução 7/1999, conforme os requerimentos 49/2021 e 194/2021, de acordo com a lei municipal que institui a Semana da Consciência Negra. O objetivo da Semana é desenvolver ações educativas sobre o tema, na forma de campanhas, seminários, palestras e outras atividades.
A entrega da medalha de mérito Zumbi dos Palmares, durante a reunião solene, visa homenagear pessoas que se destacaram na luta pelo combate ao racismo e a favor da cultura afro-brasileira. Os homenageados que receberão a medalha são Maria Sueli Queiroz Augusto, que é coordenadora paroquial e capacitadora, com 32 anos de trabalho voluntario, e Pedro Paulo Ananias Pio, que é engenheiro agrônomo e primeiro homem negro piracicabano a cursar a Esalq/USP.
Também receberão homenagem pela solenidade o empresário Alex Almeida da Silva; o DJ residente do projeto Samba e Proza Alex de Sousa Jacinto; a estudante de Fisioterapia Cristiane Berenice De Macedo Silva Ferreira; o advogado criminalista Haroldo Fernando Amaral; o cabeleireiro especializado em cabelos afro masculino Paulo Roberto de Oliveira Olavo; o técnico em sistema eletrônico de segurança Robert Wagner Fernandes; e o teólogo Wanderley Costa.
A piracicabana com 100 anos de idade, Lázara Casturino, a participante do projeto “Mais que vencedores, Leia da Conceição Pereira de Souza, que leva o esporte para crianças, e a auditora de enfermagem hospitalar, Marli Claudia Rodrigues, também receberão homenagem.