As discussões acerca do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS), aprovado em plenário na reunião camarária passada, foram repercutidas pela vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”, em discurso proferido na tribuna na noite desta quinta-feira (18), na 45ª reunião ordinária de 2021 da Câmara Municipal de Piracicaba.
A parlamentar agradeceu o empenho da Casa nos debates sobre o PMHIS e disse ter ficado feliz com o fato de “que muitos vereadores conseguiram entender a função social da cidade e da propriedade”. Ela ainda acrescentou que, apesar de as oito emendas ao projeto apresentadas pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara terem sido rejeitadas, as discussões sobre o plano trouxeram ganhos institucionais à Casa: “isso é a democracia, essa que é a riqueza do debate do nosso plenário. Foi muito importante. Nós estudamos muito essa questão. (…) A gente acaba estudando, acaba debatendo, vivendo as experiências e trazendo essa questões para colaborar”.
A vereadora também destacou a homenagem entregue recentemente por ela à atleta piracicabana Karol Furoni, a Guiga, “que vai nos representar em Israel no Mundial de Flag Football. Nós conseguimos apoio, patrocínio. A moção de aplausos foi compartilhada e foi muito bacana, pois ela conseguiu alguns apoios”, disse.
Sílvia Morales também falou sobre a atividade “Sessão Jovem para a Cop-26”, realizada na Câmara na última sexta-feira (12), e que trouxe alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino de Piracicaba e região para debaterem e proporem soluções para as mudanças climáticas.
“Realmente, essa população jovem chegando, participando, é muito importante. Eles são o futuro e, na verdade, essa questão climática, eles estão sofrendo o que as nossas gerações não se acertaram com relação ao clima, com essa questão do consumismo exacerbado, com essa questão dos combustíveis, das áreas de preservação, nascentes e do desmatamento”, disse a vereadora, que exibiu no telão um vídeo com trechos de falas dos alunos proferidas durante o evento.
A parlamentar também fez um relato do “Sarau da Resistência”, evento que aconteceu no domingo (14), no Largo dos Pescadores, e que teve como mote o fomento de debates sobre os rumos da política cultural em Piracicaba: “precisamos incentivar esse debate e ocupar esses lugares públicos. Foi um sarau bem proveitoso e uma tarde bem bacana”, disse.
Ao término de seu discurso, Sílvia também fez um relato sobre as recentes reuniões do Conselho da Escola do Legislativo, atualmente por ela dirigida: “nós estamos muito felizes e satisfeitos. Dá trabalho… eu digo que além do gabinete, quase todas as tardes nós temos debates, rodas de conversas, e é muito gratificante”.
A parlamentar informou que há a previsão de que as atividades presenciais da Escola do Legislativo sejam retomadas no início do ano que vem.