Iracemápolis  – Vigilância orienta sobre animais silvestres

A Prefeitura de Iracemápolis estabeleceu uma parceria para cuidado especializado de animais silvestres debilitados. O convênio é com o Núcleo da Floresta. O departamento de Vigilâncias em Saúde destaca orientações à população sobre como agir ao se deparar com esse tipo de animal.

Veja algumas perguntas e respostas sobre o tema:

 

P — Ao encontrar um animal silvestre ferido, para quem ligar?

R — Ao encontrar um animal silvestre debilitado, caso seja em horário comercial, o contato deve ser feito com o Canil Municipal pelo telefone 3456 – 4901. Caso seja fora do horário comercial, a GCM deve ser acionada pelo 3456-3965. A Guarda irá providenciar o encaminhamento.

 

P — Já houve algum encaminhamento ao Núcleo Floresta?

R — Sim, a equipe já levou ao local um filhote de coruja localizado debilitado por populares.

 

P — O município terá algum preparo para o resgate desses animais?

R — Sim, servidores do município serão escolhidos para passar um dia no Núcleo Floresta e aprender sobre o manejo adequado de animais silvestres.

 

P — Quais recomendações à população?

R — Ao localizar esse tipo de animal ferido, acionar o setor indicado e passar informações sobre o local. Não é recomendado que se manuseie sem o treinamento adequado, prejudica a reabilitação e soltura do animal, causando estresse. É importante não tentar tratar o ferimento sem o conhecimento adequado.

 

P — Como proceder em caso de encontrar filhotes?

R — Infelizmente é comum a retirada de filhotes do ninho. O primeiro passo é verificar se o animal realmente está órfão, pois os filhotes podem parecer perdidos e sozinhos enquanto aguardam o retorno dos pais enquanto buscam alimento.

 

P — Como identificar os sinais de que o animal precisa de atendimento?

R— Orientações da equipe do Núcleo da Floresta: 1º) Animal machucado ou debilitado, demonstrando incapacidade de sobrevivência. Exemplos: Animal atropelado, machucado, vítima de caça, queimado, doente, moribundo ou desorientado; 2º) Animal em mesmo ambiente que cães e gatos domésticos sem possibilidade de fuga. Exemplos: Animal preso em quintais ou residências com cães ou gatos; 3º) Animal sob maus tratos (Consultar Especialistas: Biólogos e Med. Veterinários). Exemplos: Animal sob posse humana Regular ou Irregular, em condições insalubres (falta de higiene, alimentação indevida ou deficiente, recinto impróprio, doente, machucado, subjugado);  4º) Filhotes órfãos (Realmente órfãos); 5º) Animal em local impróprio, indevido ou perigoso. Exemplos: Animal que invadiu residência, empresa, indústria ou que se encontra em local perigoso como rodovias, estradas, áreas de queimadas, entre outros.

P — Quais exemplos de animais silvestres comumente encontrados na cidade?

R — Alguns exemplos desses animais são: maritaca, coruja, gavião, urubu, cobra, sagui, gato-do-mato, cachorro-do-mato, capivara, paca, tucano e outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima