A Câmara Municipal de Piracicaba entregou, na noite desta quinta-feira (18) uma moção de aplausos pelos 10 anos de atividades da Escola Municipal Professora Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso, localizada no bairro Cantagalo.
A propositura, de autoria do vereador Paulo Campos (Podemos) e que foi aprovada por unanimidade no plenário do Legislativo municipal, é datada de 2019 mas, devido às restrições da pandemia, não pôde ser anteriormente entregue.
Inaugurada em 2009, a escola, hoje, atende cerca de 235 crianças, de 0 a 5 anos. Elemento central e aglutinador da comunidade, a EM Professora Vilaça Correia Leite Cardoso atende não apenas o Cantagalo, mas também os bairros São Jorge, Paineiras, Jardim Vitória, Santo Antônio, Nova Suíça, São José, Parques dos Sabiás, Kobayat Líbano, Santa Fé, Jardim Camargo, Planalto e outros.
A cerimônia de leitura da moção e de entrega do quadro a ela alusivo, conduzida pelo cerimonialista Cláudio Baptista, aconteceu no hall de entrada do Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, e contou com a presença do parlamentar autor da propositura, da diretora da unidade, Roseleine de Fátima Rocha da Silva, e das professoras e membros do Conselho da Escola, Ana Lúcia de Oliveira e Sabrina Chaves Gomes.
“É a região onde eu moro, no Novo Horizonte, próximo ao Cantagalo. É uma creche que recepciona crianças carentes, crianças que realmente vivem em situações de muita vulnerabilidade social, nós sabemos disso, e vocês desenvolvem um trabalho fundamental”, disse Paulo Campos.
Ele frisou, ainda, o papel indispensável dos educadores na formação e estruturação de toda a sociedade: “é importante ressaltarmos que a educação passa por uma dificuldade muito grande. Nós sabemos que o que falta é incentivo a vocês, professores. Falta que o Estado democrático de direito reconheça o valor dos professores e, sobretudo, reconheça que, se existem advogados, médicos, se existem engenheiros, é porque nós temos, antes, um professor. Então, deixo meus cumprimentos a vocês. E é muito importante que a Casa reconheça esse trabalho, e é importante ressaltar que essa moção foi aprovada por unanimidade”, acrescentou o parlamentar.
A diretora Roseleine agradeceu a honraria e lembrou dos desafios pelos quais passou quando assumiu a direção da escola, em meados de 2015: “foi minha primeira escola, quando entrei na gestão, e realmente foi um momento de grande desafio no meu desenvolver na comunidade. Estou há 7 anos nessa escola e só tenho a agradecer. Eu cresci junto com as pessoas da comunidade, e elas me transformaram como pessoa, como profissional. Sou, hoje, cidadã cantagalense, pois eu também me mudei para lá, eu moro ali, saí da área central e fui morar lá. Eu entro na comunidade, peço licença para entrar lá, e é preciso conhecer essa vida, estar ali, saber a verdade de cada família, e isso é fundamental”, falou.
“Eu que digo que, como professoras, nós ficamos muito felizes, pois somos muito bem recebidas pela comunidade. Eles nos abraçam mesmo, e nós temos essa liberdade. As mães dos alunos vem, nos contam sobre as suas vidas, e nós vivemos, sofremos e lutamos juntas”, concluiu a educadora Ana Lúcia de Oliveira, que também agradeceu, em nome de todos as profissionais da instituição, a entrega da homenagem.