Encontro – Umbandistas se unem para comemorar o Dia Nacional

Encontro reuniu diversos terreiros de Piracicaba: paz e fraternidade. Foto: Divulgação

Aconteceu, na noite da última segunda (15), no Templo Nossa Casa Espiritual Filhos de Oxalá, encontro de religiosos de matriz africana para a comemoração do Dia Nacional da Umbanda, data registrada em 15 de novembro. O encontro reuniu adeptos da religião de diversos terreiros do município. Cerca de 150 pessoas se encontraram para uma sessão de umbanda coletiva num templo com 40 anos de existência e em plena atividade

Segundo Pai Ronaldo Almeida de Xangô, um dos organizadores do encontro, o Dia Nacional da Umbanda serve para refletirmos sobre a união entre os próprios umbandistas e importância da união para quebra de preconceito e combate à intolerância religiosa. Opinião semelhante tem o sacerdote André Toledo, do Templo de Umbanda União dos Orixás e idealizador do evento. Toledo reafirmou durante a abertura do encontro a importância da união dos umbandistas para mostrar que um mundo sem intolerância é possível. “Quem sabe daqui alguns anos não teremos um encontro como esse no estádio do XV de novembro”, avalia. A ideia do coletivo é de realizar pelo menos a cada dois meses encontros entre os templos para a valorização e atividades conjuntas das Religiões de Matriz Africana.

Durante o Encontro, Instituto AfroPira, em parceria com a Comunidade de Umbanda Sr. Zé Moreno das Almas, prestaram homenagem a dois templos de Umbanda da cidade pelos relevantes serviços prestados pelo bem e valorização da Umbanda na cidade. Este ano foram homenageados o Templo de Umbanda União dos Orixás e o Terreiro de Umbanda Pai  Benedito de Aruanda. Para Mestre Marquinhos, presidente do Afropira, a retomada da parceria com Comunidade de Umbanda  Sr. Zé Moreno das Almas, com a diminuição da pandemia, ajuda muito na valorização do povo preto.

TERREIROS — Participaram do encontro os seguintes terreiros de Piracicaba: Nossa Casa Espiritual Filhos de Oxalá, Nossa Casa Espiritual Irmãos de Fé, Comunidade de Umbanda Sr. Zé Morenos das Almas, Tenda de Umbanda Ogun 7 Espadas e Mãe Oxum, Terreiro de Umbanda Mãe Nanã e Sr Exú Maré, Terreiro de Umbanda Pai Benedito de Aruanda, Templo de Umbanda União dos Orixás, Igbá Omi Asé Afojidan e Comunidade Lua Branca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima