O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) protocolou a moção de aplausos 239/2021, aprovada segunda-feira (8), durante a 43ª reunião ordinária da Câmara, que destaca a homenagem “Policial Nota 10”, do Governo do Estado de São Paulo, entregue à 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE/DEIC), do Deinter 9 de Piracicaba. O texto foi assinado conjuntamente pelos vereadores Acácio Godoy (PP) e Fabrício Polezi (Patriota).
Trevisan Jr. relata, no texto da moção, que no último dia 20 de outubro, representantes do DISE/DEIC do Deinter 9 estiveram no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para receberem a homenagem criada pelo governador João Dória, com o objetivo de reconhecer policiais civis, militares e técnico-científicos do Estado.
A solenidade contou com a presença do governador, além do secretário estadual da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, da delegada-geral adjunta, Elisabete Sato, e do secretário-executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chain. Também esteve o delegado Deinter 9, Kleber Antonio Torquato Altale.
A equipe da 2ª DISE-DEIC foi escolhida pelo Governo do Estado devido a ação realizada em 25 de abril de 2020, durante a Operação Peste Verde. Na ocasião, os policiais civis vinham investigando e monitorando um veículo que traria entorpecentes do Estado do Mato Grosso de Sul para abastecer a cidade de Piracicaba e região.
O carro Toyota/Corolla foi interceptado na entrada da cidade, tendo sido presos dois indivíduos, sendo um deles morador de Piracicaba e o segundo de nacionalidade paraguaia. No interior do veículo, os policiais apreenderam 931 tijolos de maconha, que pesaram 600 quilos da droga.
“Ficou constatado nas investigações que um adolescente residente na cidade iria até o Estado do Mato Grosso do Sul, na divisa com o Paraguai, para trazer grande quantidade de entorpecentes juntamente com um indivíduo daquele estado”, relata Trevisan Jr., ainda no texto da moção de aplauso. O veículo foi interceptado na rodovia Piracicaba-São Pedro.
Em março deste mesmo ano, a equipe interceptou caminhão de carga viva que trazia dois cavalos do Mato Grosso do Sul, localizando em fundo falso do baú do veículo 174 tijolos de pasta base de cocaína, avaliados em mais de R$ 7 milhões. O motorista foi preso.