Caldeirão Político

GOOGLE — I
Ao justificar o voto favorável ao projeto que abre crédito do Tesouro Municipal de R$ 22 milhões para o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), o vereador Fabrício Polezi (Patriota) disse que “é só olhar no Google” para saber que “superávit deve ser utilizado para pagar dívidas”. Por diversas vezes, sugeriu, “vá lá, procura no Google”.

 

GOOGLE — II
Ninguém deve exigir — tampouco este Capiau exige — que vereadores saibam de economia, ainda entenderem os meandros tão complexos do Estado brasileiro, mas indo pelo básico, o que se define, em livros de teoria econômica, é que superávit primário é a sobra, entre receitas e despesas do governo, voltada para pagamento de juros da dívida.

 

GOOGLE — III
Evidentemente, o vereador que utiliza o Google como fonte primária (e única?, perguntam os maldosos) de informação, talvez não tenha notado, mas a proposta do projeto do Executivo é abrir crédito para que o Semae feche as contas e não para pagar juros de dívida pública. É só estudar um poquinho mais, vereador, sem estresse.

 

SOLUÇÃO? — I
A impressão que este Capiau fica, sempre quando acompanha as discussões em torno dos diversos problemas do Semae, é que falta uma posição mais incisiva a respeito do planejamento territorial do município. É recorrente o discurso de que a cidade cresceu sem controle, e poucos discordam que isso é um fato. Mas qual a solução?

 

SOLUÇÃO? — II
Outra crítica contundente ao ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) é de que a parceria público-privada (PPP) com a empresa Águas do Mirante, responsável pelo esgoto, criou dificuldade financeira na autarquia, que precisa repassar valores do serviço, mesmo que haja inadimplência no pagamento. Se esse é o problema, qual a solução?

 

SOLUÇÃO? — III
É inegável que a Câmara se debruça com afinco sobre a situação do Semae, o ex-primo rico da Administração. Porém, falta solução. O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), com “ausência justificada” na votação do crédito adicional ao Semae, sempre foi crítico ferrenho da ex-gestão. Agora no governo, novamente, como Capiau chato, refaço a pergunta: qual a solução?

 

ENCONTRO
O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (Cidadania) reencontrou, quarta (27), o ex-vereador Lair Braga e fez uma postagem elogiosa. “Uma satisfação estar com o amigo que há mais de 40 anos coloca toda a sua capacidade e competência a serviço de uma rádio muito bem feita, voltada às pessoas. Obrigado pela acolhida!” Que maravilha isso! Abraços do Capiau a ambos.

 

EMENDA
O Governo do Estado pode ou não acatar emenda ao Orçamento de 2022, do deputado Rafa Zimbaldi (PL), protocolada quarta (27), solicitando que todo e qualquer aumento de tarifa de pedágios nas rodovias estaduais seja encaminhado previamente à Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa (Alesp) para análise. “É nítido que o país passa por uma recessão grave que se arrasta, sem previsão de normalização e a população está cada vez mais sentindo no bolso o aumento das tarifas das praças de pedágios que não param de subir”, afirma Rafa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima