Caldeirão Político

PINACOTECA
Compartilhado nas redes sociais um vídeo do deputado federal Orlando Silva (PCdoB), defendendo a Pinacoteca de Piracicaba. Orlando, discípulo de João Hermmann Netto, sabe a importância da cultura como ninguém.

 

GOVERNADOR
O mesmo partido de Orlando Silva, o PCdoB, tem em Piracicaba o vice-presidente Francys Almeida, que já percorreu até agora mais de 50 cidades, pleiteando a legenda como pré-candidato ao Governo do Estado de São Paulo. Questão interna.

 

PUBLICIDADE— I
O prefeito Luciano Almeida sancionou a Lei n° 9.614, que autoriza a exploração de publicidade nas vans de transporte escolar privado no município. De autoria do vereador Antonio Sérgio Rosa de Oliveira, o Sérgio da Van, a lei nasceu com o objetivo de proporcionar aos motoristas uma renda extra com a publicidade, uma vez que eles sofreram muitos prejuízos com a suspensão das aulas presenciais durante a pandemia da Covid-19. Ótimo.

 

PUBLICIDADE — II
Nelia Maria Custódio da Silva, secretária de finanças da Associação dos Condutores Escolares de Piracicaba (Acep), encara essa novidade como um avanço para a categoria. Para ela, os motoristas precisam aprender agora a como explorar melhor esta publicidade autorizada por lei. É um novo mercado para o setor de publicidade, além da impressa e dos meios eletrônicos.

 

VETADO
O nome do ex-presidente João Goulart foi vetado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro para ser o patrono de rodovia que liga o Rio Grande do Sul ao Pará. Bolsonaro diz que “homenagens não pode ser inspiradas por práticas dissonantes das ambições de um Estado Democrático”. Difícil, mesmo, é ensinar História. O Capiau registra, do coração, uma homenagem especial à Érika Vallim Vicente, professora de História.

 

PRAZO?
Com mais de 120 pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro parados há meses na Câmara dos Deputados, à espera de uma avaliação do presidente Arthur Lira, a oposição se mobiliza para tentar fazer com que o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleça um prazo para que os pedidos sejam analisados. O Poder Judiciário não tem a atribuição legal para tanto. É mole? Vamos rever o livrinho, a CF.

 

PRAZO? — II
Segundo a jurista Jacqueline Valles, mestre em Direito Penal e professora de Direito, o Judiciário não tem a atribuição legal de estabelecer prazos para a Câmara avaliar projetos e pedidos de impedimentos. “A separação entre os poderes é um dos pilares do estado democrático de direito, decisiva para a harmonia e o bom funcionamento de Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, o regimento interno da Câmara dá ao presidente da Casa amplos poderes para pautar e avaliar as pautas que lhe são entregues”, explica. Só em outra constituinte.

 

JUVENTUDE
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Governo, realizará chamamento público para a eleição dos membros do Conselho Municipal da Juventude em assembleia agendada para dia 29 de outubro, uma sexta-feira, às 16h, no anfiteatro do Centro Cívico. O evento é aberto aos membros de entidades civis sem fins lucrativos atuantes no segmento, além de entidades com efetiva atuação na comunidade da defesa dos direitos da juventude interessados em participar do processo eleitoral.

 

BELTRAME
O secretário de Governo, Carlos Beltrame, comentou sobre a importância do Conselho, lembrando que ele representa um espaço de participação da juventude junto ao poder público, no planejamento e acompanhamento da execução das políticas públicas voltadas ao segmento. “Neste local, os cidadãos podem debater projetos, com possibilidade de inserir sugestões na agenda do Executivo, daí a sua relevância”, frisou Beltrame.

 

MORAIS
Caso Marcos Abdala, ex-vereador, seja candidato, será mais uma pedra atrapalhando o deputado estadual Roberto Morais (ainda no Cidadania). Abdalla sai pelo MDB, pelo jeito, ou PCdoB. Mas está difícil para sair a fumaça.

 

JANTAR
Uma das maiores lideranças nacionais da Igreja Evangélica Assembleia de Deus-Ministério de Madureira, pastor Dilmo dos Santos, esteve com o senador Renan Calheiros (MDB). Em pauta, o apoio da Igreja ao ex-presidente Lula em 2022. Dilmo dirige o PSD em Piracicaba, cuja legenda está um pouco fraca.

 

CEZINHA
Com quase 4 mil votos em Piracicaba, o deputado federal Cezinha de Madureira deve ultrapassar os 10 mil votos em 2022. Para isso, conta com a articulação do primeiro suplente de vereador do DEM (Democratas) Edilson de Madureira.

 

VILSON — I
Recuperando bem de uma cirurgia, o médico Vilson Dornelles, presidente do PCdoB na cidade, tem sido o nome da Comissão Executiva estadual do PCdoB para ser candidato a uma cadeira na Alesp.

 

VILSON — II
Enquanto isso, o vice-presidente do PCdoB local, Francys Almeida, quer Vilson candidato ao Senado Federal e a Professora Micaele Bariotto a deputada estadual. A praça política quer entender aonde o militante Francys quer chegar com sua estratégia. Em tempo: saúde ao Doutor Vilson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima