A Prefeitura, por meio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), divulgou o resultado do concurso fotográfico Árvores de Pira Contando nossa História. No total, foram enviadas 74 imagens. Os três primeiros colocados foram Ivo Zution Gonçalves (Flamboyant da Esalq), Aline Gibin (Jequitibá-Rosa do Mirante) e Helder Prado (Sapucaia da Praça da Paz), que receberão livros como prêmio. Mais 10 imagens foram escolhidas e receberão menção honrosa. Foram avaliados o conjunto foto e relato, levando em conta qualidade da foto e conexão do relato com a foto.
O júri foi composto pelos servidores da Sedema, Amanda de Arruda Silva e Torricelli, Nathália Guidotti das Neves Pereira, Giovanni Batista Campos, Elizabeth Nunes Salles, Clementina Rossin, Marianni Silva Amorim, João Vitor da Silva Tavares, José Carlos de Toledo Junior, e Laís Ferraz de Camargo.
O primeiro colocado Ivo Zution Gonçalves retratou o famoso flamboyant da Esalq na imagem intitulada A Árvore da Esperança. No relato, o autor descreve que o flamboyant encanta a todos que vão até a Esalq estudar ou mesmo passear e que seu reflexo no lago do prédio Central enaltece ainda mais a árvore. A segunda colocada, Aline Gibin, ao retratar um centenário jequitibá-rosa que fica no Parque do Mirante, em seu relato conta que conhece a árvore desde pequena, quando passeava no parque com seus pais. “Já se passaram muitos anos e a árvore continua enorme e linda”, relata ela.
Hélder Prado, que ficou em terceiro lugar, retratou a sapucaia centenária da rua Moraes Barros, na esquina com a avenida Independência. De acordo com seu relato, a árvore “foi plantada por Antônio Caprânico em comemoração ao fim da 1ª Guerra Mundial, em 1918. A árvore-símbolo da cidade ganhou atenção especial e proteção quando, em 12 de novembro de 2004, foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural, tornando-se imune ao corte”.
Os três primeiros lugares receberão como prêmio livros, que serão entregues durante o evento do Plante Vida, sábado, 25/09, a partir das 8h30, no Sistema de Lazer José Tolott, no Jardim Califórnia.
Os 10 classificados com menção honrosa foram: Angélica María Argote Vargas – Ipê Amarelo; Arlete de Jesus Brito – Tipuana; Danilo Siqueira Pino – Eucalipto arco-iris; Fernanda Bernardino – Ipé Amarelo; Ivana Maria França de Negri – Ingá; Laura Pacheco de Carvalho Oliveira – Ipê Amarelo; Lilean Tsuchiya Lima Takara – Ipê Roxo; Luccas Guilherme Rodrigues Longo – Farinha-Seca; Natália Correr Ré – Flamboyant e Tatiane Aparecida Moresi – Figueira. “O objetivo do concurso foi valorizar as árvores, como importante elemento dos ecossistemas, sejam naturais ou modificados pelo ser humano, bem como destacar árvores que se relacionam com os sentimentos dos piracicabanos, já que a cidade apresenta um cenário paisagístico privilegiado”, ressalta o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia.
Para visualizar as fotos e ler os relatos, acesse: https://sedema.wixsite.com/sedema/arborizaourbana