‘Corredor Caipira’: Piracicaba possui apenas 9% de vegetação natural

Equipe do Corredor Caipira em trabalho de campo – Foto: Jessica Lane

O município de Piracicaba (SP) possui, atualmente, 9% de vegetação natural, o que corresponde a uma área de 12 mil hectares. O dado foi levantado a partir de um estudo realizado pelo projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” e é ressaltado como preocupante pelos membros da iniciativa no Dia da Árvore, comemorado nesta terça-feira (21). “Essa é a realidade de tantos municípios no nosso país. Com isso, fica evidente a importância de recuperar as áreas desmatadas e conservar as florestas que ainda temos”, afirma o engenheiro florestal Germano Chagas, coordenador técnico do projeto.
O “Corredor Caipira” é realizado pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Esalq/USP e pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), com patrocínio da Petrobras.
Para Germano, o Dia da Árvore é uma oportunidade de refletir junto à sociedade quanto à importância da natureza. “A árvore, além de produzir madeira, carvão, ser a base da matéria-prima para a produção de papel e fornecer alimentos, também presta serviços essenciais para a humanidade, como refrescar o ambiente, melhorar a umidade do ar, favorecer a conservação dos rios e das águas”, explica.
Um dos objetivos do “Corredor Caipira” é implantar 45 hectares de florestas e agroflorestas e formar corredores agroecológicos que conectam importantes fragmentos florestais no estado de São Paulo. “Conservar as florestas e conservar as árvores, inclusive dentro das cidades, é de fundamental importância para todos os seres vivos”, afirma o engenheiro florestal.
ABRANGÊNCIA 

O projeto “Corredor Caipira” atua numa área de abrangência direta que, além de Piracicaba, reúne, ainda, os municípios paulistas: São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi. De acordo com o levantamento do “Corredor Caipira”, a porcentagem de remanescentes apresenta variação entre os municípios, correspondendo a 15% (4 mil ha) em Santa Maria da Serra; 16,5% (10,5 mil ha) em São Pedro e Águas de São Pedro; e 18,5% (13,5 mil ha) em Anhembi.
Os cinco municípios da Área de Influência Direta somam uma área de 300 mil ha. Atualmente, mais de 70% da área dos cinco municípios é ocupada por cana-de-açúcar (26,3%), pastagem (25,5%) e mosaico de agricultura e pastagem (20%). Os índices foram calculados através de dados de uso e ocupação do solo fornecidos pelo Projeto MapBiomas Brasil.
A vegetação natural é composta por formações de Mata Atlântica e Cerrado. Originalmente se estendia por toda região e hoje cobre apenas 13,3% (39,5 mil ha) da Área de Influência Direta, sendo representada em sua maior parte por fragmentos pequenos e isolados. “Considerando o cenário atual de degradação, é essencial que se estabeleçam estratégias de recuperação para a região, visando reduzir os efeitos da fragmentação e da perda de habitat, de forma a garantir a conservação da biodiversidade e a oferta dos serviços ecossistêmicos das áreas de vegetação natural”, afirma a engenheira agrônoma Luciana Cavalcante Pereira, responsável pelo diagnóstico de paisagem e monitoramento do projeto.
REDUÇÃO DAS CHUVAS

A restauração florestal é um dos objetivos do “Corredor Caipira”, que relaciona o baixo índice de vegetação nativa à falta de água. “O clima da região tem mudado intensamente nos últimos 20 anos e uma das características que a gente tem percebido ao longo dessas duas décadas é a redução do volume de chuvas. Por que restaurar? Porque as florestas funcionam como uma espécie de esponja, captando água da chuva e levando até o lençol freático, permitindo seu abastecimento para nosso consumo e de todos os seres vivos”, explica Luciana.
Além das cinco cidades de abrangência direta, outros 13 municípios serão beneficiados indiretamente pela iniciativa: Avaré, Analândia, Bofete, Botucatu, Charqueada, Corumbataí, Guareí, Ipeúna, Itatinga, Itirapina, Pardinho, Rio Claro e Torre de Pedra.
SERVIÇO 

Saiba mais sobre o projeto por meio das redes sociais: Facebook e Instagram (@corredorcaipira). O site oficial é www.corredorcaipira.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima