Câmara homenageia medalhistas em olimpíada de astronomia

Câmara homenageia medalhistas piracicabanos na Olimpíada Brasileira de Astronomia – CRÉDITO: Assessoria Parlamentar

A Câmara Municipal de Piracicaba homenageou os estudantes Alice Caparroz Estevam, Felipe Galhardo e Pedro de Almeida Leite da Silva, pela conquista de medalha de ouro, e Nathália Damasceno da Silva, pelo bronze, na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), realizada em abril deste ano. O reconhecimento foi aprovado na moção de aplausos 177/2021 e no requerimento 785/2021, do vereador Pedro Kawai (PSDB), e na moção de aplausos 165/2021, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB).

A entrega ocorreu em ato solene na manhã de sexta-feira (17), no ginásio do Colégio Metropolitano, na Vila Rezende, onde os alunos estudam e contou com a participação de alunos, funcionários, professores e coordenadores, sob a direção escolar de Miriam Aparecida Adamoli de Morais. “É o fechamento de um ciclo que muito nos orgulha”, reiterou a diretora se referindo aos contemplados, especialmente alunos do 9.º ano.

Kawai falou da alegria em apresentar as homenagens e destacou que as conquistas elevam a motivação para outros alunos. “Num país sem educação não se vai para lugar algum”, disse ao felicitar a equipe escolar à frente da iniciativa pioneira no Colégio Metropolitano.

Bandeira destacou a relevância da participação dos alunos em conquistas que foram frutos de muita dedicação, com o envolvimento de pais e professores. “A evolução só pode acontecer pela valorização da educação”, ponderou.

A OBA é realizada anualmente pela SAB (Sociedade Astronômica Brasileira), em parceria com a AEB (Agência Espacial Brasileira), entre alunos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e no exterior, desde que por escolas de língua portuguesa.

O objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, mobilizando alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Os parlamentares também realçam que o Colégio Metropolitano participou pela primeira vez da OBA, com 28 alunos, divididos em dois níveis (3), destinado aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados, do 6º ao 9° ano (com a participação de 19 alunos) e o nível (4), destinado aos alunos do 1º ao 3º ensino médio (com nove alunos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima