A Prefeitura, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), registrou aumento de 52% nas viagens do transporte coletivo no município entre abril e julho deste ano, se comparado ao mesmo período de 2020, já com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19. A Pasta atua ativamente todos os dias analisando o número de passageiros de cada linha para ampliar a oferta de viagens conforme a necessidade, levando em conta a responsabilidade econômico-financeira para manter o sistema. De abril a julho deste ano, foram 316.730 viagens, ante 208.003 no mesmo período do ano passado.
“Por meio de dados coletados diariamente, nosso trabalho é atender a população e manter o sistema de forma sustentável, uma vez que o transporte coletivo impacta diretamente todos os munícipes, por meio do subsídio. Desta forma, se não houver esse estudo preciso dos dados, linhas podem ficar ociosas em determinados períodos”, explica a secretária interina da Semuttran, Jane Franco Oliveira.
Em abril de 2020 foram oferecidas 45.183 viagens no transporte coletivo do município. Já em abril deste ano, a oferta subiu para 73.934, número maior mesmo com as novas restrições que foram necessárias em abril devido ao aumento de óbitos e casos de Covid-19 e consequente alta na ocupação de leitos de UTI Covid. Em maio do ano passado, foram 46.890 viagens, ante 81.213 no mesmo mês deste ano. Em junho de 2020, foram 55.763 e no mesmo mês de 2021, 79.697. Em junho de 2020, 60.167. Já no mesmo mês deste ano, o número de viagens foi de 81.886.
LINHAS
Entre as linhas com aumento na oferta de viagens neste ano estão a 505-Uninorte e 507-Parque Automotivo, ambos locais que concentram indústrias e empresas, o que ilustra a retomada das atividades econômicas e o aumento de viagens. “Na linha do Uninorte, além da ampliação de viagens, em agosto, mais um carro passou a fazer essa linha. Outro polo industrial que recebeu mais um carro foi a linha 210-Unileste e recebeu ajustes no tempo de viagens”, comenta a secretária interina.
Diversas outras linhas também tiveram aumento na oferta de viagens, como a 322-Novo Horizonte/ 325-Santa Fé; 21-Monte Alegre; 103-Nhô Quim; 403-Lago Azul; 412-Santa Olímpia; 801-São Jorge via Praça Takaki; 812-Santo Antônio; 301-Pauliceia; 402-Parque Piracicaba/TVS; 1100-Perimetral; e 444-Sônia/Centro.
FROTA
Além do aumento na oferta de viagens, a qualidade dos veículos também é prioridade. De acordo com a Semuttran, em 2020 a idade média dos veículos era de 10 anos e cada carro da frota podia ter idade máxima em operação de até 15 anos. Já em 2021, com o contrato emergencial firmado com a empresa TUPi (Transporte Urbano Piracicaba) em maio, a Prefeitura exigiu que os atuais veículos que circulam no município tenham idade média de 8 anos e cada carro possa ter até 10 anos de uso.
“Neste contrato também foram contempladas outras melhorias, como a disponibilidade de rede Wi-fi e cabo USB nas linhas troncais, aquelas que ligam os terminais dos bairros Vila Sônia, Piracicamirim, Pauliceia, São Jorge e Eldorado/Cecap ao Terminal Central de Integração”, complementa Jane.
LICITAÇÃO
De acordo com Jane, a nova licitação do serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros está em fase de elaboração para disponibilização para consulta pública e audiência pública.
A Prefeitura recebeu os projetos das pessoas físicas e jurídicas, que foram habilitadas para participarem do PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) do serviço. Essas propostas foram analisadas pelos técnicos do Departamento de Transportes Públicos da Secretaria. O projeto está em sua fase final, devendo já nas próximas semanas estar disponível no site da Semuttran a minuta do edital para consulta pública. Na consulta pública e na audiência pública a população poderá apresentar suas contribuições para a construção do novo sistema de transporte público do município.
BUS 2
Visando melhorar ainda mais a mobilidade dos passageiros, a Semuttran e a TUPi, em parceria com a empresa Mobilibus, lançaram em maio o aplicativo Bus2, que apresenta em tempo real as informações sobre o transporte público em Piracicaba, como localização, em mapa, dos pontos de paradas nas proximidades, consulta à grade horária de todas as linhas em operação e localização em tempo real dos veículos. Até julho, o aplicativo teve 119 mil acessos, com 1.953 pessoas o utilizando. O ponto mais clicado até julho foi o do Shopping Center Piracicaba, que é atendido pelas linhas Perimetral (1100), Santa Rosa (503), Vila Fátima (123) e Panorâmica (002). E a linha mais consultada, a Nhô Quim (103).