A Feira Cooperativa Artemis/Lago Azul é uma ação que foi iniciada em 2020, pelo vereador Josef Borges (Solidariedade), quando era líder comunitário do distrito. Ele organizou a comunidade para realizar a feira em um local onde todos pudessem comercializar produtos artesanais e gerar renda.
“Esse projeto-piloto foi um sucesso e agora passará a contar com mais ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo (Semdettur). A ideia é avaliar os resultados para poder autorizar outros bairros a incentivar o trabalho de moradores empreendedores, conforme sugestão levada ao secretário José Luiz Guidotti Júnior”, afirmou o parlamentar.
A proposta do vereador, de ampliar o projeto realizado no distrito como política de incentivo à geração de renda em outros bairros da cidade, foi aceita pelo secretário que considerou a ação inovadora. Ele analisará os resultados dos estudos que serão realizados nos próximos 45 dias para verificar a possibilidade de expansão dessas feiras alternativas.
Na reunião entre o vereador e o secretário também estavam a diretora de Turismo, Rose Massarutto, e Fernando Reis, chefe de setor da Economia Informal da secretaria. Eles disseram que para esse novo estudo da feirinha de Artemis/Lago Azul, novos cursos serão oferecidos. Um deles sobre manipulação dos alimentos e atendimento às normas da Vigilância Sanitária. “O curso sabor e qualidade ensinará quem comercializa alimentos artesanais as boas práticas para qualidade e segurança”, explicou a diretora.
Novas orientações de vendas e marketing também poderão ocorrer. O objetivo é tornar esses empreendedores referência para outros bairros, como a experiência da feira que voltou a acontecer na praça João Alfredo, em Artemis, com a flexibilização das restrições da pandemia da Covid-19. As ações da pasta também poderão envolver outros moradores com cursos sobre turismo rural e agroturismo.
O secretário José Luiz Guidotti Júnior e a diretora Rose Massarutto destacaram a participação da associação dos moradores para a realização do evento e elogiaram a organização definida entre os integrantes da feira, um dos motivos do sucesso do evento.
A documentação necessária para permissão do uso do espaço e dos participantes também será renovada. O modelo servirá para que a secretaria possa atender a proposta de Josef Borges e permita e incentive outras localidades a promover o evento com apoio da comunidade para geração de renda.
“Muitas pessoas perderam os empregos e estão buscando formas alternativas de sustentar as suas famílias. Cabe ao poder público apoiar essa inciativa. Ela dá certo e tem beneficiado os moradores empreendedores de Artemis e do Lago Azul. Queremos que outras comunidades também tenham essa oportunidade de desenvolvimento”, concluiu o vereador.