A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e CEM (Centro de Especialidades Médicas), entregou 140 aparelhos auditivos a 71 usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) de Piracicaba na última semana. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios, por meio de pregão eletrônico realizado em janeiro deste ano. Foram investidos R$ 101.583,29 e a empresa responsável pela entrega dos aparelhos é a E.A. de Lima Aparelhos Auditivos EPP. O último pregão para compra deste tipo de aparelho aconteceu em 2016.
De acordo com o Departamento de Fonoaudiologia da Prefeitura, a ação atende a portaria nº 587/2004 que dispõe sobre a organização e a implantação das Redes de Atenção à Saúde Auditiva. “Temos uma demanda reprimida e, por meio destas ações, conseguimos diminuir a espera da população por estes aparelhos. Quem recebeu são pacientes que estão na fila desde 2017 e 2018. Ainda temos uma média de 800 pessoas aguardando por aparelhos”, informa a fonoaudióloga Karen Conceição Bueno de Almeida.
Além desta ação da Secretaria, a cidade mantém convênio com o Ministério da Saúde que disponibiliza – sem custo a municipalidade – 22 aparelhos por mês aos usuários do SUS em Piracicaba por meio do programa de Reabilitação Auditiva. “A cota mensal de protetização do nosso Município é de 11 pacientes por mês. A cota definida para os municípios é de responsabilidade do DRS-X (Departamento Regional de Saúde) onde a Secretaria de Saúde de Limeira é responsável pela Regional, ou seja, desta cota, precisamos enviar nossos pacientes até Limeira para receberem os aparelhos. É um número baixo, por isso a Secretaria faz essa força-tarefa para diminuir a fila de espera de forma mais rápida possível”, completa Karen
Para os usuários do SUS terem acesso aos aparelhos auditivos, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde de referência e passar por consulta com clínico-geral para posterior encaminhamento a otorrinolaringologista. Por meio de exame de audiometria será verificado o grau de surdez. A partir deste resultado, se necessário, é feita uma ficha pré-cadastro que é o protocolo para abrir Apac (Autorização de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade) exigida pelo Ministério. “É importante lembrar que a prioridade para receber estes aparelhos é crianças de zero a 15 anos, sempre respeitando as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, enfatiza Karen.
Para o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a Prefeitura trabalha para melhorar a vida dos piracicabanos. “Dar a oportunidade de as pessoas poderem voltar a ouvir novamente é uma forma de devolver ao paciente qualidade de vida”, destaca.
ENTREGA
Antes de receber os aparelhos auditivos, as 71 pessoas participaram de palestras e ações educativas com a intenção de explicar como utilizar o aparelho, bem como a manutenção e limpeza. “É um momento importante já que é necessário o uso correto do aparelho para que a pessoa volte a ouvir da maneira adequada. Saber como manusear e higienizá-lo são os principais focos nestas ações”, destacou Laura Caetano Meneghelli, que integra também a equipe de fonoaudiologia do CEM, ao lado de Patricia Rocha Batista Ferraz e Lucila Leal Calais, responsável técnica do Departamento de Fonoaudiologia.