A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), participa sábado (4), a partir das 8h30, de ação social de limpeza no Jardim Tatuapé. A ação, que estava marcada para o sábado passado, 28/08, teve de ser cancelada por causa da chuva. A limpeza é uma iniciativa da comunidade e será realizada na avenida Itararé esquina com a Honorato Faustino e avenida Jaú.
A Sedema vai disponibilizar, por meio da Ambiental, um caminhão para recolhimento e destinação dos resíduos. A empresa disponibilizou também sacos de lixo, luvas e rastelos para recolhimento dos resíduos. Os trabalhos serão realizados tomando os devidos cuidados, com o uso de luvas, e utilizando vassouras, baldes, sacos plásticos e demais ferramentas apropriadas.
A equipe de educação ambiental do projeto Revira, também estará presente para orientar e sensibilizar os moradores de que é preciso colaborar com a destinação dos resíduos, separando recicláveis e orgânicos, além de reutilizar e reaproveitar todos os materiais que apresentam estas características, como por exemplo, sacolas plásticas que podem servir para descarte de resíduos.
O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia, elogiou a atitude dos moradores. “A ação está plenamente de acordo com os interesses desta Administração, que tem como objetivo a criação de um grupo de zeladoria apoiado pela Sedema, com demandas trazidas pelos moradores. Então, é uma ação exemplar que pretendemos incentivar em todos os outros bairros”, ressalta Alex.
“Os benefícios da ação, a médio e longo prazo, são estimular os moradores a repensarem seus hábitos, a internalizarem em suas rotinas, práticas mais sustentáveis em relação ao consumo de descartáveis, ao destino de materiais recicláveis e orgânicos e, por meio de ações que estimulem o pertencimento, que os moradores possam conservar seus bairros e a reduzirem o descarte irregular”, comenta Filipe Salvetti, coordenador do projeto Revira.
DICAS
De acordo com informações do projeto Revira, é importante ressaltar que todo resíduo tem sua destinação correta e que muitas vezes, antes de serem descartados, alguns materiais podem ser reutilizados. As garrafas pet, por exemplo, servem para a confecção de vasos. Embalagens de margarina, potes de sorvete ou potes de vidro podem armazenar alimentos, além dos vasos, as garrafas PETs são uma ótima opção para artesanato, podendo ser utilizadas para fazer puffs, cofres ou mesmo quadros, as gavetas de uma cômoda ou armário quebrado podem virar jardineiras
Os saquinhos de chá são ótimos parceiros na limpeza da casa, especialmente para remover manchas em vidros e tapetes. A borra de café, em vez de seguir para o lixo, pode ser reaproveitada ao misturar com adubos e fertilizantes, auxiliando no crescimento das plantas.
Se o material for reutilizável, mas estiver muito danificado, é sempre importante descartar da forma correta, uma vez que o descarte inadequado dos resíduos, além de acarretar sérias questões ambientais, também geram um impacto na saúde pública, pois os pontos de descarte tornam-se criadouros de escorpiões, mosquitos da dengue e outros vetores de doenças, além do grande impacto econômico.
DESCARTE
A Prefeitura de Piracicaba conta com serviços como o Catacacareco (para descarte de móveis), Ecopontos (para descarte de resíduos de poda e até 1m³ de restos de construção civil) e Coleta Seletiva dos materiais reciclados. Para mais informações, ligue no 156.
SERVIÇO
Ação Social de Limpeza no Jardim Tatuapé. Sábado, 04/09/2021. Horário: a partir das 8h30. Local: Avenida Itararé esquina com a Honorato Faustino e Avenida Jaú.