Os furtos de água, por meio de fraudes, têm sido um problema recorrente em Piracicaba. No mês passado, a concessionária Mirante já havia alertado sobre o aumento de fraudes em hidrômetros no município, com o objetivo de furtar água. À época, a coordenadora de Operações e Serviços, Laís Fonseca Gomes, disse que “Temos constatado que o volume de fraudes vem aumentando a cada dia na cidade, assim como os boletins de ocorrência por furto, porque quem frauda o hidrômetro está furtando água”.
A fraude encontrada recentemente colocou em alerta máximo o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e a concessionária Mirante. Na construção de um condomínio de alto padrão, na região do Bongue, estava sendo utilizada água furtada.
O caso ocorreu durante uma fiscalização de rotina, quando foi encontrado uma derivação vinda da rede pública sem passar pelo medidor que abastecia caminhões-pipa dentro da obra, constatando que o novo empreendimento estava conectado irregularmente à rede pública de distribuição de água, a mesma que abastece a região do bairro Jupiá.
A concessionária Mirante realizou os procedimentos para eliminação da fraude encontrada e gerou um termo de ocorrência, além do Boletim de Ocorrência – vale lembrar que qualquer intervenção no sentido de burlar a medição real do consumo de água é caracterizada crime de furto pelo Código Penal Brasileiro – Artigo 155.
A assessoria do Semae informou que a autarquia, em conjunto com a concessionária Mirante, continuará atenta a qualquer tipo de fraude para que essa prática ilegal seja punida com base na lei.
MAIS UM CASO
Dois dias depois da fraude ser encontrada, equipe da concessionária Mirante encontrou mais uma, também na construção de um condomínio. A ligação irregular – sem passar pelo registro de consumo – alimentava o stand da área de vendas, a irrigação do gramado, a área de refeitório e o banheiro dos funcionários. Assim como na construção do condomínio de alto padrão, as irregularidades foram sanadas e a rede cortada.