Será feita a limpeza da Área de Preservação Permanente (APP) do rio Piracicaba, no bairro Algodoal. O compromisso da execução do serviço foi dado na manhã desta segunda (16) pelo secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia, ao vereador Josef Borges (Solidariedade) e aos moradores Daniela Ibanhes, Hércio Longato, Eliana Santana e João Claudinei Gibim, que representaram a comunidade.
O secretário esteve pela primeira vez no local para entender as reivindicações da população, que sofre com a falta de manutenção da área há mais de 30 anos. “Os moradores se mobilizaram e vão iniciar uma campanha de conscientização para que o espaço permaneça limpo após a execução dos serviços de corte de mato, retirada de lixo e entulho e poda de árvores”, afirmou o parlamentar.
Para o secretário, o local precisa ter calçada e os moradores devem colaborar nas denúncias de poluidores. “Estamos iniciando um novo trabalho na Sedema que vai denunciar as pessoas que descartam resíduos irregularmente como crime ambiental. Vamos começar a levar os casos para a delegacia”, afirmou.
A comunidade reivindica também que a APP possa ser utilizada como parque. O vereador Josef Borges entregou ao secretário e aos moradores uma proposta para instalação de pista de caminhada com equipamentos para atividade física, que podem ser instalados respeitando o relevo e as trilhas já existentes em todo o espaço. “Essa é uma área que pode ser revitalizada e que vai beneficiar não só os moradores, mas toda a cidade”, disse o vereador.
De acordo com o parlamentar, como está atualmente, a área serve de abrigo para animais peçonhentos que invadem as residências, pessoas mal-intencionadas que podem usar o espaço para criminalidade, além do uso de drogas.
Em junho, a população entregou um abaixo-assinado ao vereador Josef Borges, solicitando a limpeza e a revitalização da área com instalação de pista de caminhada e ciclovia. Por meio do trabalho do vereador, o local já foi verificado por Vitor Vencovsky, assessor da secretaria municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Semuttran), que tem projetos para ampliar as ciclovias no município, e pelo deputado estadual Alex de Madureira (PSD), também está empenhado em contribuir com a melhoria do espaço para atender à essa reivindicação da comunidade.
MAIS TURISMO
Salvaia ressaltou que a prefeitura está realizando um novo eixo de desenvolvimento turístico do qual a área do Algodoal faz parte. “Nosso objetivo é que toda a margem do rio Piracicaba até o Parque Natural de Santa Teresinha se transforme em um trecho de interesse turístico”, comentou.
Para o vereador, essa ação é excelente para desenvolver ainda mais o potencial turístico de Piracicaba. “Principalmente no Algodoal, onde os moradores estão empenhados e unidos para ajudar a prefeitura a cuidar da manutenção e da preservação”, concluiu Josef Borges.