Museu Prudente de Moraes recebe moção de aplausos

Entrega de moção à equipe de servidores do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes – CRÉDITO: Fabrice Desmonts

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes recebeu a moção de aplausos 140/2021, na sexta-feira (13), pela valorização da história e cultura de Piracicaba. A propositura é do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que entregou a homenagem à diretora Érica Fernanda Stocco Frasson, em nome de toda a equipe de servidores.

A entrega ocorreu no auditório Profa. Helena Rovay Benetton, no Museu, e contou com o secretário municipal de Ação Cultural, Adolpho Queiroz. “Essa é uma casa histórica e dos vários capítulos que ela tem, um devemos muito à senhora Helena Rovay Benetton, (…) ela tocava isso aqui com muito amor e muito carinho”, disse.

O museu é considerado um dos mais antigos do gênero no Estado de São Paulo, foi inaugurado em 1957 e está instalado na antiga casa do ex-presidente Prudente de Moraes. A instituição conta com exposições da história da cidade, do patrono e apresenta 134 objetos expostos, como ilustrações, textos, telas, mobílias, fotos, material audiovisual e de uso pessoal do seu patrono.

Érica Frasson agradeceu a homenagem. “É uma imensa satisfação e privilégio poder receber essa moção que representa a nossa casa”, disse a funcionária sobre o museu que será reaberto ao público no próximo dia 23 de agosto.

O vereador Trevisan Jr. falou da história do ex-presidente e ressaltou a importância do museu. “Tem uma importância muito grande esse trabalho (…) que mantém toda a história aqui hoje presente”, disse.

HISTÓRICO

Prudente de Moraes foi eleito vereador e presidente da Câmara Municipal de Piracicaba e teve mandatos estaduais e federais. De 1894 a 1898 se tornou o terceiro presidente do Brasil e o primeiro eleito pelo povo. “Enquanto o Brasil ainda era uma monarquia, Prudente se encontrava com os seus colegas de partido para discutir como seria o Brasil em uma república, acho que esse museu, essa casa, estando aqui em Piracicaba, contribuiu para a formação da república no Brasil”, disse o historiador Maurício Beraldo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima