Andaime Teatro estreia peça “Quem morreu?” de forma virtual

“Quem morreu?” é a história de três velhos palhaços que se encontram no velório de um amigo – Foto: Divulgação

“Quem morreu?” é resultado do projeto Três velhos rabugentos que foi contemplado com o Proac 2019 de Apoio à Produção de Espetáculos Teatrais, do Governo do Estado de São Paulo. A montagem busca dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo grupo, ao longo dos seus 35 anos de existência. E o Andaime Teatro realiza de forma virtual, por conta da pandemia,14 apresentações em parceria com coletivos de sete cidades paulistas: Santana do Parnaíba, Cananéia, São Sebastião, Iracemápolis, São Pedro, Cubatão, Limeira, além de Piracicaba. A estreia será nesta sexta-feira (13), às 20h, pelo Facebook do Grupo Andaime e no canal do YouTube do Ponto de Cultura Garapa.

SINOPSE 

“Quem morreu?” é a história de três velhos palhaços que se encontram no velório de um amigo que nem eles sabem quem é, ao certo, nesse momento de pandemia de coronavírus que tem alterado a pulsação do coração dos habitantes desta terra. Nesse encontro eles vão reconstruindo suas histórias, resgatando amizades apesar das fagulhas acesas, das rabugices, da falta de tempo para reparar erros do passado, dos tempos em que o circo vivia o sucesso de público e estão guardadas como boas memórias. Para reconquistar esse tempo eles terão que conviver com suas diferenças, com seus modos únicos de ver o mundo. Com isso, vão ganhando confiança para fazer transparecer a grande amizade que une esses velhos rabugentos, ao longo de tantos anos.
Nesse espetáculo, as pesquisas do Grupo Andaime se voltam ao aprimoramento das técnicas e da linguagem do ator palhaço. O ator e diretor Esio Magalhães – o palhaço Zabobrin do Barracão Teatro, pesquisador da linguagem da palhaçaria, foi convidado para a direção do espetáculo e para dar luz à escritura do texto de Carlos Jeronimo.
SOBRE O GRUPO

O Grupo Andaime foi criado em 1986, na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e lá permaneceu por quase 30 anos. Atualmente, o Território Andaime está instalado no Ponto de Cultura Garapa, que existe há 10 anos. Em 35 anos de história teve 15 peças encenadas, num total de mais de 750 apresentações em mais de uma centena de cidades brasileiras de seis estados diferentes, atingindo um público superior a 170 mil espectadores. Com um trabalho reconhecido pelo público e pela crítica, o grupo recebeu 120 prêmios em vários Festivais, destacando-se o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro e 15 prêmios de melhor espetáculo em Festivais Nacionais de Teatro dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
Em 1999, o grupo se apresentou na Itália com o espetáculo “Lugar Onde Peixe Para”. A peça foi encenada no Teatro Comunale di Tesero, Região de Trento, como parte de um intercâmbio cultural com o Centro de Pesquisas Cênicas “Non Solo Danza”. Em 2006, o Grupo Andaime realizou uma turnê por quatro estados americanos, com o espetáculo “O Segredo do Café com Biscuit”. Foram quatro apresentações nos Estados Unidos da América, nas cidades de Pulaski – Tenessee, Poultney – Vermont, New York City, NY e Marietta – Ohio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima