Onze pais representando a comunidade hospitalar da Santa Casa de Piracicaba participaram da homenagem que a Instituição fez ao Dia dos Pais, respondendo à pergunta “o que é ser pai para você?”
Em uma iniciativa da CART — Comissão de Atração e Retenção de Talentos da Santa Casa, as respostas se transformaram em posts enviados por e.mail aos funcionários, exibidos nas telas dos PCs e inseridos nas redes sociais do Hospital, revelando a percepção dos funcionários com relação à data.
Participaram da homenagem o provedor João Orlando Pavão; o diretor técnico da Santa Casa e superintendente do Plano Santa Casa Saúde, Ruy Nogueira; o coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Hamilton Bonilha; o médico coordenador da UTI Covid, Rafael Tineli; o gestor administrativo do Santa Casa Saúde, Othoniel Cavion; o fisioterapeuta Juari Rocha, o técnico de enfermagem Diego Ramon Nunes; o enfermeiro supervisor Luciano Gomes de Freitas; o oficial de manutenção, Fernando Ramos; o auxiliar de lavanderia João Carlos Ribeiro e o higienizador José Augusto da Silva.
“Cada um dos participantes se manifestou falando sobre a importância, o comprometimento e o prazer que ser pai lhe proporciona, servindo de exemplo a toda comunidade hospitalar, que poderá se espelhar nessas referências e refletir sobre o papel do pai para os filhos e para a sociedade, em um processo que traz ainda mais consistência ao convívio entre pais e filhos”, disse o provedor João Orlando Pavão.
Para ele, ser pai é a melhor coisa que aconteceu em sua vida, pois ele tem sete filhos maravilhosos que lhe trazem inúmeras alegrias e lhe deram sete netos, completando sua felicidade. “Uma dádiva de Deus”, disse o provedor, rendendo homenagem a todos os 184 funcionários pais que atuam na Instituição.
A data foi reverenciada também por meio da apresentação musical que o Grupo ID Vocal fez na manhã do sábado, em frente ao CECAN- Centro do Câncer, por iniciativa da Comissão de Humanização do Hospital- CHI. “A música é uma forma de levar alegria a qualquer ambiente, principalmente ao hospital, que acolhe esses músicos voluntários com grande honra”, disse a presidente da CIH, Daniela Lopes.
Outra iniciativa foi coordenada pela Unidade de Nefrologia, que distribuiu chaveiros em madeira com a gravação de um S de Super Pai e serviu lanche especial na sexta-feira e no sábado, durante as sessões de hemodiálise. “Os pacientes passam cerca de quatro horas ligados à máquina, três vezes por semana, rotina que nos estimula a promover ações para alegrar o ambiente nas principais datas comemorativas”, justificou a coordenadora administrativa da Unidade, Luciana Zambom.