Na segunda (2), a Escola Estadual Felipe Cardoso, localizada em Anhumas – bairro rural situado a 11,4 Km de Ibitiruna, distrito rural de Piracicaba, e a 37 km do centro da cidade de Piracicaba, iniciou a retomada das aulas presenciais com o Projeto Piracicaba que eu Adoro e Canto.
No contexto dos 254 anos de Piracicaba, este projeto busca resgatar, a partir dos seus hinos/canções, a história de Piracicaba, que teve início em 1721, quando o sertanista ituano Felipe Cardoso, primeiro morador/povoador de Piracicaba – que dá nome à escola – inicia a construção de um caminho terrestre que ligaria São Paulo a Cuiabá, incluindo em seu traçado a Paragem de Piracicaba. Foi quando a descoberta de ouro no Centro Oeste brasileiro estimulava sertanistas e aventureiros ao desbravamento dos sertões, na formação de povoados e criação de núcleos urbanos.
Num mundo marcado histórica e filosoficamente pelo Iluminismo, segundo Pfromm Neto (2001) “a pequenina Piracicaba, rústica, sertaneja, alheia às profundas transformações em marcha no mundo civilizado de então, dava seus primeiros vagidos no Brasil português”, iniciando a sua história que, como toda história, é a história de mulheres, homens e seu meio físico e social. “Uma história dos grupos humanos e suas relações entre si, o que inclui intercomunicações, rivalidades e ilusões” (Torres, 2009 – pp 20).
Nesta perspectiva, “importa refletir criticamente sobre a história de Piracicaba, aprender com os erros e acertos que marcaram a sua trajetória e projetar um futuro coletivamente desejado, sonhado”, diz a diretora da escola, Professora Sheila Christine Freire de Matos Hussar.
Como parte das atividades propostas, foi estudado, aprendido e cantado o Hino de Piracicaba, de autoria de Newton de Mello, e foram hasteadas as bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Piracicaba, ao som e cântico de seus respectivos hinos.