As 124 escolas da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba retomam as aulas presenciais na segunda (02 de agosto), seguindo os protocolos de segurança do Plano São Paulo de combate ao coronavírus, com uso de máscara, álcool gel e mantendo o distanciamento social.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o recesso de meio de ano terminou ontem (23) e, na segunda (26) os alunos terão aulas de forma remota, para que as equipes escolares possam se organizar para o retorno presencial dia 02 de agosto.
As famílias dos 36.321 alunos da Rede Municipal foram consultadas sobre o retorno, que terá restrições quanto ao número de alunos, para maior segurança.
No caso da Educação Infantil (creches), o atendimento será de até 35% da capacidade, levando em conta as crianças das famílias que optaram pelo retorno presencial e que se enquadram nos critérios de vulnerabilidade social. Outro critério é atender as crianças cujas mães trabalham fora (mediante comprovação). A progressão de atendimento será feita de forma gradual, respeitando os protocolos de segurança. Não haverá revezamento nessa faixa etária, para que assim haja uma melhor adaptação das crianças, segundo a secretaria.
Para os estudantes da pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental, as aulas retornam com 50% da capacidade, progredindo gradualmente em um sistema de rodízio, de acordo com a capacidade física das unidades, respeitando o distanciamento de 1 metro.
CIEJA
Já para os alunos do Cieja (Centro de Integração de Educação de Jovens e Adultos), o retorno presencial ocorrerá de acordo com a capacidade física das salas, respeitando o distanciamento de 1 metro entre cada um. Nessa fase de transição, a presença dos alunos não é obrigatória e o revezamento será entre os alunos que as famílias optaram pelo retorno presencial. As escolas funcionarão no período normal, recebendo os alunos na parte da manhã, das 7h às 12h, e na parte da tarde, das 12h30 às 17h30.