Covid-19: Prefeitura continua vacinação de pessoas em situação de rua

Nessa sexta-feira (23), a vacinação ocorreu na Praça José Bonifácio – Foto: Jhonnatan Cruz Mathias/CCS

Nesta semana a equipe do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, deu continuidade na vacinação contra a Covid-19 de pessoas em situação de rua. Entre terça (20) e sexta-feira (23), 27 pessoas com 30 anos ou mais ou com comorbidades receberam a vacina Janssen, imunizante aplicado em dose única, que foi priorizado no município para esse público.

O Consultório na Rua percorreu de terça a quinta (22), diversos locais do município e, nessa sexta, junto à Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), a vacinação ocorreu na Praça José Bonifácio, em uma ação conjunta entre Saúde e Assistência Social, que tem por objetivo a vinculação e aproximação das pessoas em situação de rua junto aos serviços do município.

“O nosso objetivo com as ações voltadas às pessoas em situação de rua é garantir que todos no município tenham acesso à vacina contra a Covid-19, para que seja possível controlar a pandemia”, afirma a coordenadora do Consultório na Rua, Franciele Maria Aparecida dos Santos.

Para intensificar a imunização das pessoas em situação de rua, com a chegada da vacina Janssen ao município, a Prefeitura, por meio do Consultório na Rua, realizou mutirão no Centro POP (Centro Referência Especializado em População em Situação de Rua) em 08/07, em parceria com a Smads.

Essa população também tem sido contemplada desde o início da campanha de imunização contra Covid-19. Ao identificar pessoas que já se enquadravam nos grupos prioritários, seja por faixa etária ou comorbidade, por exemplo, a equipe do Consultório na Rua buscava o imunizante na VE (Vigilância Epidemiológica) para aplicá-lo. Para aplicar a 2ª dose da vacina nessas pessoas, a equipe realiza busca ativa com pelo menos uma semana de antecedência do prazo para receber a 2ª dose.

SERVIÇOS 

O Centro POP fica na rua Voluntários de Piracicaba, 815, e é a porta de entrada do atendimento socioassistencial para a população em situação de rua em Piracicaba. O local atende de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Já o Seas é formado por equipe técnica que identifica a presença de pessoas em situação de rua no município e oferta os serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas, media e realiza encaminhamentos, de acordo com a necessidade de cada indivíduo. O Seas funciona de segunda a sexta, das 8h às 21h30, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h. Pode ser acionado pelos telefones: (19) 3422-9943, (19) 99446-4389 e (19) 99705-4663.

A equipe do Consultório na Rua é itinerante, sendo assim, ao identificar uma pessoa que esteja em situação de rua que ainda não esteja cadastrada no programa de Saúde, oferece o serviço e realiza o cadastro. Atua de segunda, quinta e sexta, das 7h às 16h, e terça e quarta, das 7h às 20h. O telefone é: (19) 3422- 7354.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima