A Prefeitura de Piracicaba segue com as obras para construção do anexo à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Piracicamirim que terá 42 novos leitos para pacientes Covid-19. Nessa sexta-feira (23), a empresa Cesar Container Eirelli, responsável pela obra, chegou à cidade com 10 carretas e três caminhões bitrem – vindos da cidade de Aparecida de Goiânia/GO – com os módulos para finalizar o projeto de construção da unidade. A obra, que teve início há 30 dias e vai custar R$ 5.350.692,61, deve ficar pronta em agosto.
Ao longo das últimas semanas os serviços concentraram-se na concretagem e fundação da obra, bem como a colocação das sapatas corridas e pilaretes para apoio dos módulos. De acordo com a empresa responsável, dois guindastes serão utilizados para a colocação dos módulos, para isso, desde ontem (22/07) a rua Mato Grosso – entre a avenida Dois Córregos e a rua Rio Grande do Norte – precisou ser interditada para maior segurança no tráfego dos veículos naquela região. Além disso, a partir de amanhã (24/07), às 6h, estará proibido estacionar nas esquinas das ruas Espírito Santo e Rio Grande do Norte e avenida Dois Córregos também em decorrência do tráfego de caminhões no entorno da obra. Estas restrições se estendem até segunda-feira (26/07), às 20h.
Para o prefeito Luciano Almeida, a construção do anexo vai transformar a unidade em referência no atendimento a pacientes com Covid-19. “Ainda vivemos um momento difícil de combate à doença no município, porém já com esperança de superação da doença com a ampliação da vacinação na cidade e ao crescimento na oferta de vagas para os pacientes acometidos pela Covid-19, seja de enfermaria ou de UTI. A nossa luta não para e vamos seguir ainda mais fortes no combate ao novo coronavírus”, reforçou Luciano.
De acordo com Filemon Silvano, secretário de Saúde, com a conclusão em breve da obra e a contratação de uma OS (Organização Social) para fazer a gestão do espaço, a Prefeitura conseguirá desafogar o atendimento nas demais unidades de saúde de Piracicaba. “Vamos conseguir readequar o quadro de funcionários em todas as unidades para melhorar ainda mais o atendimento à população”, afirma.
CONSTRUÇÃO
A construção modular é composta de uma ou mais partes, chamadas de módulos. Neste sistema, os módulos são pré-fabricados na indústria e levados ao local de aplicação, onde ocorre a montagem final. As estruturas podem ser utilizadas com ou sem outros modelos de paredes interiores, tornando possível ajustar a utilização à evolução das necessidades do projeto, ou seja, no caso de um hospital, ampliando ou reduzindo seu espaço de atendimento.
RAIO-X
Atualmente, a UPA Piracicamirim tem 1.500m² de área construída. O terreno vizinho à UPA, com cerca de 1.000 m², localizado na rua Mato Grosso, entre a rua Rio Grande do Norte e av. Dois Córregos, vai receber as obras do anexo em 600m² de área construída. Neste novo espaço serão 42 novos leitos, distribuídos em sete quartos coletivos e dois de isolamento – todos equipados com acessibilidade –, além de três postos de enfermagem, uma farmácia, almoxarifado e sala de diluição, banheiros para população e servidores (incluindo PcD), copa para funcionários, dois depósitos de materiais e sala de utilidades. Confira vídeo da chegada no link: https://bit.ly/CarretasAnexo