CAIXETA
O professor José Vicente Caixeta Filho, da Esalq, está saindo da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), e entre segunda e terça feira, certamente, o prefeito Luciano Almeida (DEM) nomeará seu substituto. É a quarta baixa no primeiro escalão do chefe do Executivo, o que não representa saldo muito positivo. Mas é normal no político-administrativo do município.
NOVO? — I
Na praça política, ninguém quer arriscar um nome para substituir o professor Caixeta Filho. Mas o Capiau — idoso e bem cansado — arrisca-se em, publicamente, indicar o nome do engenheiro e professor Vitor Pires Vencovsky, que já está integrado na Semuttran, e também tem uma história de vida nos estudos dos transportes. Vitor é escritor, presidente da APL (Academia Piracicabana de Letras), fundador e presidente da Atepi (Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba), e participante de várias outras entidades.
NOVO? — II
Mais do que participa de entidades, Vitor Pires conhece o setor de transportes, tanto é que o professor Caixeta Júnior o levou para a Semuttran. Enfim, está alinhado ao governo do prefeito Luciano Almeida (DEM). Lembrem-se: a caneta está nas mãos do chefe do Executivo e, aqui, os comentários são apenas comentários, seja de natureza política, ou não, com o objetivo de contribuir.
MORADORES DE RUA
A secretária Euclídia Fioravanti, titular da Smads, enviou artigo sobre o tema que é destaque no momento: os moradores de sua. “A pandemia de Covid-19 tem evidenciado muitas desigualdades no Brasil. Em 2020, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) alertou para a aceleração do crescimento de números de pessoas em situação de rua no Brasil a partir de março de 2020. O impacto desse crescimento tem feito com que alguns setores da sociedade cobrem ações rápidas com o objetivo de retirar essas pessoas das ruas. Entretanto, é preciso tomar cuidado para não cairmos em ações imediatistas e simplistas”, escreveu. Íntegra na página A3
CLOVIS
Quem conhece Clovis Vaz Filho, por vários anos assessor do deputado estadual Roberto Morais (CID), não se surpreende com sua desenvoltura frente à Secretaria de Saúde de São Pedro, que a ocupa interinamente, sendo secretário de Governo do prefeito Thiago Silva (PSDB). São visíveis as significativas mudanças implementadas na pasta e sempre terá novidades.
DATA
Já tem data a visita do ministro da Educação, Milton Ribeiro, à Região de Piracicaba. Ele virá dia 21 de agosto, conforme informação de Edvaldo Brito (Avante), que coordena a instalação do gabinete itinerante de Ribeiro, assessorando assim o prefeito de Nova Odessa, que se dispôs a atender ao projeto de Brito. Ótimo, pois serão pelo menos 100 prefeitos num encontro com o titular da pasta.
EXPLICAÇÃO
Não seria necessário explicar tanto, porque o leitor que é leitor entende. A coluna política num veículo de comunicação, especialmente em jornal, acompanha o dia a dia de tantos que, na cidade, no Estado ou no Brasil, desenvolvem a atividade. Há os que não querem informar, os que informam até demais e os que gostam apenas de opinar. São diversas as vocações dos políticos e do povo, principalmente os que lêm jornal, seja impresso ou eletrônico. Este Capiau fica à vontade para recber informações de todos os lados, da esquerda e da direita, do centro, de cima e de baixo, mesmo com algumas ofensas. Mais do que nunca, os comentários, até com bom humor, fazem bem e fazem falta. Ótimo fim de semana.