Um guia da cidade de Piracicaba, a partir das referências de seu patrimônio imaterial e da memória e sentimento de seu autor – o jornalista e escritor Cecílio Elias Netto. Destinado tanto a seus moradores, quanto aos visitantes que chegam de fora, o propósito é estimular uma “peregrinação” em busca da identidade caipiracicabana. “Na realidade, trata-se da identidade quase esquecida daquela que foi considerada a notável cultura caipira do universo paulista” – lembra Cecílio.
Esta é a primeira parte do novo projeto do jornalista e escritor, lançado, agora, em formato digital. O Guia será disponibilizado no website “A Província” – acesso gratuito pelo link https://www.aprovincia.com.br/guia-amoroso-da-terra/.
O site – que reúne conteúdo cultural e histórico, com foco na preservação e difusão da memória da cidade de Piracicaba/SP e região – foi criado por Cecílio no início dos anos 2.000.
O “Guia Amoroso da Terra – uma viagem pela alma caipiracicabana” foi contemplado pela Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc, no contexto do ProAC SP, no eixo “Prêmio por Histórico de Realizações” – em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área de Patrimônio Imaterial, Cultura Popular, Tradicional e Urbana.
“Neste guia, acho eu, estou pretendendo contar das maravilhas de uma terra na qual fui plantado. Há belezas que, ainda agora, por aí estão. Outras, não acredito tenham desaparecido, pois, enquanto estiverem na lembrança de alguém, continuarão vivas. Penso num guia amoroso que possa inspirar o desejo de as novas gerações cuidarem de colher suas lembranças para, um dia, virem a eternizá-las. Por isso, nesse roteiro amoroso, fiz questão de que tempo e espaço comungassem comigo. Na realidade, vivo a necessidade imperiosa de contar, de apenas contar tudo aquilo e aqueles com quem cruzei na vida e nesta terra encantadora. Mais do que um guia para alguém, é um norte que preciso continuar perseguindo”, afirma o autor.
DESCOBERTAS
“Anseio por dividir, com eventuais leitores – de agora ou de amanhã – descobertas que faço ou revelações que me privilegiam neste meu momento de vida. Descubro, enfim, que o homem – em sua jornada – está e é permanentemente convidado ao novo, ao surpreendente, ao inesperado. Ao caminhar pela vida, passeando por ela, o homem, primeiramente, encontra. Se for despertado em sua ânsia de conhecer, ele vai em busca e, então, descobre. Por fim, tendo encontrado, tendo descoberto, o homem cria. Somos, pois, e, realmente, pálidas imagens e semelhanças de Deus. Pena convivermos – e, de alguns deles, fazermos escolha – com males, tolices, insensatezes”, assegura Cecílio.
“Aos 81 anos, os meus olhos de ver e os ouvidos de ouvir estendem-se a e abrem-se por Piracicaba, a terra onde nasci, vivi, ainda vivo e para a qual espero ser devolvido. E o que vejo e ouço são ainda mais encantamentos do que, ao longo de minha vida, contei e cantei. Sinto-me agraciado por novas bênçãos. Antes, eu olhava e via alguma coisa. Não sei, no entanto, se enxergava. Antes, eu escutava, mas não sei se conseguia ouvir. Agora, diante de tudo, olho, vejo, enxergo. E escuto e ouço”, explica.
SERVIÇO
“Guia Amoroso da Terra – uma viagem pela alma caipiracicabana”
Lançamento virtual (disponibilização de acesso ao público), nesta quarta-feira, dia 21 de julho. Link para acesso livre:
https://www.aprovincia.com.br/guia-amoroso-da-terra/.
O projeto foi contemplado pela Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc, no contexto do ProAC SP, no eixo “Prêmio por Histórico de Realizações” – em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área de Patrimônio Imaterial, Cultura Popular, Tradicional e Urbana.