Emendas: deputado Motta destina R$ 60 mil para a Associação dos Autistas

Vivian Previde, Sinivaldo Pinto da Silva, Camila Banzatto e Vitor Roberto em frente à entidade, que será beneficiada por iniciativa do deputado Motta – Crédito: Divulgação

O deputado federal  Luiz Carlos Motta (PL), também presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, está destinando R$ 60 mil para a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba (AUMA). O documento informando a destinação do recurso à AUMA foi entregue, na tarde desta segunda-feira, 19 de julho, ao presidente da entidade, Sinivaldo Pinto da Silva, e à assistente social Camila Banzatto, pela advogada Vivian Patrícia Previde, que representa o deputado na região, e pelo presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba (Sincomerciários), Vitor Roberto, que também é diretor da Federação dos Comerciários.

O recurso, o primeiro que a AUMA receberá em forma de emenda parlamentar, de acordo com a assistente social Camila Banzatto, será utilizado para a revitalização de um espaço da própria entidade, localizado na rua Leontino Boscariol,  70, no bairro Piracicamirim. “O autista necessita de espaço amplo e com o mínimo de barulho e, por isso, a revitalização desta área será bastante importante para o trabalho que desenvolvemos, atualmente com 40 crianças e 22 adultos e para isso contamos com uma equipe multidisciplinar formada por pedagogos, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicóloga e assistente social, além de cuidadores e outros  profissionais.  Portanto, essa emenda parlamentar é muito bem-vinda e agradecemos o empenho do deputado em nos ajudar”, disse Camila.

A AUMA surgiu da iniciativa de um grupo de pais e amigos de autistas da cidade que, necessitando de atendimento específico para seus filhos, se uniu para organização de um órgão especializado no atendimento das pessoas com autismo. O grupo fundou a AUMA em 30 de junho de 1999 e  começou os trabalhos efetivamente na cidade há pouco mais  de 20 anos e atende principalmente autistas de famílias de baixa renda, contando com uma equipe de 12 profissionais. Todo funcionamento da instituição é custeado através de recursos do Fundeca e de parcerias com a iniciativa privada, através de empresas que fazem doações e garantem descontos no Imposto de Renda. Hoje a associação é referência no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, atendendo a cidade de Piracicaba e região.

A finalidade da instituição é de contribuir para que a sociedade compreenda melhor o que é o autismo, acolhendo e derrubando os preconceitos existentes, e atender crianças, adolescentes, jovens e adultos com diagnóstico fechado, estabelecendo uma relação baseada em controle, segurança, confiança e amor, facilitando-lhes a compreensão e assimilação de conceitos básicos para que possam participar em sociedade com melhor qualidade de vida, assim como conscientizar e trabalhar com a família para refletir, descobrir, aceitar e assumir seu papel junto ao autista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima