Vereadores planejam revitalização do ribeirão Piracicamirim

Após conversa com concessionária, vereadores levarão proposta ao Semae – CRÉDITO: Assessoria Parlamentar

No último dia 5, os vereadores Paulo Camolesi (PDT), Pedro Kawai (PSDB) e Silvia Morales, do Mandato Coletivo A Cidade é Sua (PV), estiveram em reunião na sede da Empresa Águas do Mirante a fim de tratar das ações futuras de revitalização do Ribeirão do Piracicamirim.

Em conversa com o diretor executivo, Ozanan Pessoa, com a coordenadora de Projetos Socioambientais, Maria Aparecida Draheim, e a coordenadora de Comunicação, Ude Valentini, os vereadores tiveram acesso a raio-x da bacia e dos afluentes do ribeirão Piracicamirim e também das ações que até o momento são desempenhadas pela empresa para a manutenção das águas.

Um dos programas apresentados foi o “Ribeirão Limpo” que tem por objetivo o monitoramento de todos os ribeirões para coibir lançamentos irregulares de esgoto.

Paulo Camolesi ressaltou que, junto a população da região, tem monitorado os problemas com esgoto, e feito frequentemente encaminhamentos aos responsáveis. De acordo com o vereador, nos últimos 15 dias foram mais de cinco direcionamentos com fotos e vídeos. “Tenho enviado tudo para o setor de manutenção da Águas do Mirante, muitas pessoas me procuram, acredito que a solução seria que o povo pudesse fazer esse encaminhamento num canal direto com a empresa”.

Recentemente, a vereadora Silvia Morales protocolou um requerimento que questionava o estado de poluição por esgoto no Ribeirão, num trecho próximo a faculdade Anhanguera. Segundo a vereadora, além de pensar em ações e revitalização que incluam o desassoreamento e replantio de arvores, é necessário que a fiscalização atue firmemente nos casos de descarte de esgoto.

Em consonância a isso, o vereador Pedro Kawai comentou a sua recente experiência no bairro Noiva da Colina, uma vez que para descobrir a origem de vazamentos de esgoto, uma operação de fiscalização e manutenção estava sendo realizada naquele mesmo dia, resolvendo uma demanda antiga dos moradores. Kawai também comentou sobre a necessidade de uma vistoria “in loco”, juntamente com representantes do Semae (Serviço Municipal de Águas e Esgoto) com o objetivo de visualizar melhor as demandas e construir ações em conjunto.

A coordenadora de Projetos Socioambientais, Maria Aparecida Draheim, pediu o apoio dos vereadores para o contato com o Semae e a construção de ações junto a autarquia, além do mais, reforçou a necessidade de educação ambiental voltada para a questão do esgoto. Ela também pediu apoio para a conscientização dos munícipes a fim de que fossem realizados os testes nas redes de esgoto. Segundo ela, muitos precisam ser feitos dentro das residências, o que enfrenta resistência dos moradores.

Depois dessa reunião, a frente de vereadores que conta ainda com o vereador Thiago Ribeiro (PSC) irá se reunir com o presidente do Semae, Maurício Oliveira, a fim de alinhar o projeto do Ribeirão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima