A juventude ocupa espaços esportivos nos bairros

Barjas Negri

 

Praticamente todos prefeitos deram atenção à juventude piracicabana, contribuindo e implantando campos de futebol – social e amador – nos bairros da nossa cidade. Junto com minha equipe de secretários e com o apoio dos servidores tivemos a oportunidade de dobrar esse número, apoiando as lideranças esportivas que mantém times e criam escolinhas de futebol para as crianças.

Esses espaços com gramado, alambrado, a maioria com vestiários e outros com arquibancadas de madeira, agregam e reúnem jovens de todas as idades para essa prática esportiva. Nos finais de semana, por exemplo, partidas de futebol envolviam centenas de atletas amadores.

A pandemia, infelizmente, diminuiu um pouco o ritmo dessa atividade esportiva, mas não quebrou o ânimo de seus dirigentes e de seus atletas, pois além da prática futebolística. Bom registrar que esses espaços esportivos são utilizados também para confraternizações, com churrasco, música e muita alegria ao final dos jogos, reunindo os jogadores, comissões técnicas, familiares, torcedores e amigos.

A Secretaria Municipal de Esportes (Selam) tem um papel importante nesse setor, com a responsabilidade de garantir as despesas com arbitragem junto à Federação, par não ter problema nas competições Além do fato de assumir a responsabilidade da manutenção do espaço e, em especial, com o corte da grama.

Tudo isso fortaleceu as várias ligas esportivas, que agregam mais de uma centena de times de futebol, amadores e varzeanos, alguns federados, dando a oportunidade para o surgimento de talentos futebolísticos.

Quem tiver a oportunidade, vale a pena circular pelos bairros e ver a grande participação desses jovens e seus amigos batendo uma bola nos principais campos da cidade. Para não estender muito esse artigo, cito alguns dos quais há prática esportiva nos finais de semana nesses campos, mas não vamos nos esquecer da pandemia. Nos últimos 10 anos a implantação desses campos teve a dedicação das diretorias dos times, principalmente daqueles que participam de campeonatos ao longo do ano.

O campo de futebol do Astúrias/Parque 1º de Maio, além dos jogos, há um grande incentivo às crianças, por meio de professores de Educação Física que fazem trabalho comunitário; no Novo Horizonte, São Jorge, Vila Industrial, Vila Sônia, Jaraguá, Parque São Jorge, Mario Dedini/Bosques e Jardim Oriente contam com, pelo menos, quatro times jogando nos sábados à tarde e mais quatro no domingo.

Outros campos de futebol com dimensão de social, como o do São Francisco/Taquaral, Sol Nascente e Parque dos Eucaliptos contam com a participação menor de times, mas envolvem centenas de jovens e crianças todos os dias, principalmente nos finais de semana.

Essa prática esportiva é salutar, participativa e solidária precisa continuar sendo apoiada pelo setor público e pelos empresários, esses muitas vezes ajudam com a aquisição dos uniformes e no pagamento do transporte. Assim, nos finais de semana, encontramos muitos jovens que se ocupam da prática esportiva sadia, extravasando o cansaço do trabalho realizado durante a semana, que muitas vezes vem acompanhado de estudo nas escolas públicas em cursos do Ensino Meio ou de qualificação profissional. A tudo isso serão acrescentados dois novos campos que tiveram suas obras iniciadas em nossa gestão no ano passado: Jardim Gilda, Monte Rey e também a ampliação (social para profissional) do campo do Sol Nascente.

______

Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima