Fumep empossa novo diretor executivo 

Professor Renato assina o termo de posse junto à Direção Executiva da Fumep – Foto: Divulgação

Diante de um público seleto composto por diretores e coordenadores acadêmicos, dirigentes, conselheiros, professores e funcionários, o Conselho de Curadores da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) empossou na tarde dessa segunda (12), o professor Renato Albuquerque Ferreira, 60, como novo diretor executivo da instituição.

Graduado em Administração e Ciências Contábeis, com especialização em Gestão na Construção Civil, ele tem 20 anos de casa, é conhecido por todos na comunidade acadêmica, elogiado pelos conselheiros e, segundo o presidente do Conselho de Curadores da Fundação, Mauro Rontani, assume o cargo com o conhecimento e experiência necessários para contribuir com a Instituição neste momento delicado e desafiador.

Segundo Rontani, apesar de caber ao Conselho de Curadores escolher o diretor executivo da Fumep, a indicação do Prof. Renato foi definida junto ao prefeito Luciano Almeida.  “O prefeito chamou para si a responsabilidade da escolha, que foi acertadíssima, trazendo alguém da casa que vai fazer as coisas com o espírito da nova era”, disse.

Rontani elogiou também o perfil do professor Renato que, segundo ele, é extremamente aberto ao diálogo, requisito necessário para a administração colegiada com foco no aluno. “Temos uma estrutura acadêmica fantástica, professores mestres e doutores, funcionários extremamente capacitados e 52 anos de experiência que nos permite viver em simbiose, agregando a contribuição e o valor de todos”, disse.

Ao citar a presença do professor Durval Dourado Neto, diretor da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e membro do Conselho de Curadores da Fumep, Rontani exaltou a respeitabilidade da Fundação perante a sociedade e os órgãos educacionais. Para ele, isso consolida ainda mais certeza de que a Instituição tem mesmo um grande valor e, por isso, é referência na região.

“Passamos por quatro meses de vacância do cargo de diretor executivo e neste período nos reunimos com todos os funcionários e professores e, juntamente com os senhores conselheiros, nos empenhamos ao máximo para manter os bons serviços prestados pela Fundação, que é mantenedora da EEP- Escola de Engenharia de Piracicaba e seu Centro de Pós-Graduação, do Colégio Cotip e do CEPP (Centro de Educação Profissional)”, ressaltou Rontani.

Como exemplo das atividades em andamento que, agora, contarão também com o dinamismo do novo diretor executivo, Rontani apontou o Pecege, universidade virtual ligada à Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz) que poderá firmar convênio com a Fumep para a implantação de novos cursos de pós-graduação e especialização, além de cursos livres e de licenciatura. “Isso trará um ganho de qualidade surpreendente para a Instituição”, observou Mauro, informando ainda que, neste período, a Academia se reuniu e criou uma série de cursos possíveis de serem ofertados.

Em seu discurso de posse, Prof. Renato agradeceu a oportunidade e lembrou que a responsabilidade é grande, sobretudo neste momento de transição. Lembrou que a pandemia acelerou o processo de digitalização e é preciso saber se adaptar rapidamente às mudanças de mercado. “Não podemos contar com os 50 anos que já vivemos porque o mundo vai virar muito rápido nos próximos anos e nós precisamos acompanhar a velocidade de mudança”, afirmou.

Para o novo diretor executivo, uma das maiores preocupações é o distanciamento das empresas.  “Vamos contar com o apoio do prefeito Luciano através das Secretarias Municipais de Trabalho e Renda e de Desenvolvimento Econômico, para acelerar este processo e chegar mais rápido às empresas e a outras entidades”, disse.

Internamente, segundo ele, a proposta é buscar a harmonia de todas as áreas e trabalhar muito. Somos uma instituição que presta serviço de formação profissional para Piracicaba e região e vamos reforçar esse perfil”, finalizou.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima