Caldeirão Político

TUCANO
Um pássaro tucano fez uma “visita inusitada” em casa da moradora Sueli dos Santos, que gravou um vídeo, e virou notícia no G1 (leia-se EPTV de Campinas). Só que os políticos caipiracicabanos já ligaram o tema a “uma visita do ex-prefeito Barjas Negri” na casa dos moradores. Que ele, Barjas, está trabalhando todos os dias, visitando os munícipes. É mole?

 

“SÓ USAR”
O vereador Zezinho Pereira (DEM) lamenta que um cadeado no varejão da Avenida Paulo de Morais poderia ser tirado para que possa ser usado o seu estacionamento. “Poderia ficar aberto todos os dias”, argumenta Zezinho, colocando-se uma câmera. Com a palavra a secretária da Sema, Nancy Thame.

 

RECURSOS — I
As cidades turísticas do Estado de São Paulo receberam R$ 75,7 milhões para obras e melhorias de infraestrutura no primeiro semestre. Os recursos, do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – Dadetur, atenderam 119 municípios.

 

RECURSOS — II
A região de Campinas recebeu R$ 10,8 milhões divididos entre Águas da Prata, Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Amparo, Analândia, Araras, Atibaia, Bragança Paulista, Brotas, Caconde, Divinolândia, Holambra, Itatiba, Itirapina, Itupeva, Limeira, Lindóia, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pedreira, São José do Rio Pardo, São Pedro, Serra Negra e Tambaú.

 

PIRACICABA
Em breve, Piracicaba entrará no rateio dessa verba. É que tramita na Alesp projeto de lei para que seja declarado MIT (Município de Interesse Turístico), o que não vai demorar muito porque a deputada Bebel (PT) e o deputado Roberto Morais (CID) são abertos ao diálogo e vão se entender bem em relação ao protocolo de ambos. O deputado Alex de Madureira (PSD), por sua vez, vai caminhar com os colegas no Palácio Nove de Julho.

 

SENTENÇA
Perguntar não ofende. A deputada Professora Bebel (PT) conseguiu, através da Apeoesp que preside, uma ação em que o secretário da Educação, Rossieli Soares, e o governador João Dória (PSDB), teriam que suspender as aulas. Foi decisão do Poder Judiciário! E não se cumpre? Dessa forma, ambos ensinam o não cumprimento e isso não fica bem na relação harmônica entre os poderes.

 

ESPERANÇA
A deputada Professora Bebel (PT) encontrou-se com o ex-presidente Lula (PT), em São Paulo. E garantiu que, neste momento, mais do que nunca, “defender a eleição de Lula é defender a esperança, é defender o povo do Brasil”. As pesquisas de intenção de voto indicam essa realidade.

 

REMOÇÃO
Os servidores do setor técnico administrativos das escolas municipais estão em processo de remoção. Puderam solicitar a remoção aqueles titulares, ou seja, que possuem sede para trabalhar, aqueles que entraram na prefeitura até o último concurso de remoção em 2014. Em pauta, os escriturários de escolas, os secretários de escolas e os orientadores de alunos. Os professores aguardam ansiosos pelo início da remoção, que se dará no final desse mês.

 

CARGOS — I
Em consulta ao Portal da Transparência da Prefeitura de Piracicaba, os escriturários de escolas são em 119 servidores. Desse total, 78 estavam aptos para se removerem, mas 41 solicitaram a contagem de tempo para remover, ou seja, pouco mais de 50%.

 

CARGOS — II
Ainda na mesma consulta, Piracicaba tem 40 secretários de escola, sendo 17 sem sede; 23 poderiam solicitar a remoção, sendo que 11 pediram remoção (quase 50%).

 

CARGOS — III
A rede municipal de educação tem 84 orientadores de alunos, 55 poderiam pedir remoção, mas apenas 11 fizeram a solicitação, 20% do total.

 

PROFESSORES
Os professores da rede Municipal de Educação estão na expectativa da abertura do processo de remoção, que deve ocorrer no final desse mês. Será que também teremos um número muito alto de interessados na remoção?

 

ALERTA
Será que essas remoções são de vontade própria do servidor ou descontentamento no local de trabalho devido a necessidade de se afastar das atuais chefias? Fica aqui o alerta para os servidores que ocupam função gratificada nas unidades escolares.

 

CONFUNDIR
Eleito durante anos por meio das urnas eletrônicas, inclusive como presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido) insiste em querer confundir os brasileiros sobre a transparência do atual sistema eleitoral, que, durante 25 anos, nunca teve indícios de fraudes.

 

MENTIRAS — I
Além de contar mentiras, o presidente Bolsonaro (partido?) faz ameaças à democracia, dizendo que não haverá eleições em 2022, caso o projeto do voto impresso não seja aprovado na Câmara Federal.

 

MENTIRAS — II
É um absurdo tais declarações por parte de um presidente. Isso demonstra o seu total autoritarismo e a sua capacidade de espalhar fake news com o único objetivo de causar instabilidade nas eleições do próximo ano. E fazer que pessoas distantes da vida político-partidária acreditem.

 

SOLIDARIEDADE
Junto com mais 11 partidos, o SD (Solidariedade) vai votar contra o voto impresso. O retorno a esse tipo de votação é um retrocesso e não traz nenhuma segurança, muito pelo contrário. O sistema que o presidente Bolsonaro (partido?) defende vai facilitar as fraudes, a compra de votos e o voto de cabresto.

 

TUMULTO
Bolsonaro não está interessado em auditar o voto, até porque as urnas eletrônicas já são auditáveis. Quer apenas tumultuar as eleições e criar métodos que facilitem a fraude. O Capiau — idoso e bem cansado — solidariza-se com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luiz Roberto Barroso.

 

TOMBO
O secretário municipal de Educação, vice-prefeito Gabriel Ferrato (DEM), levou um tombo onde funciona a Pasta. “Eu caio e eu me levanto sozinho”, teria dito a alguém que foi ajudá-lo a ficar em pé. Isso, para este Capiau, é ótima notícia: o professor está muito bem de saúde, o que nos alegra.

 

FORA
O Partido Verde, em Piracicaba, está na coordenação dos protestos pelo Fora Bolsonaro. O mandato coletivo tem se posicionado pelo impeachment. Não poderia ser diferente um partido em que está a secretária Nancy Thame, ex-vereadora.

 

SILÊNCIO
Qual a posição do prefeito Luciano Almeida (DEM)? No varejo, critica o presidente Jair e apoia o governador Doria, comentam as rodas da praça política local. Mas, no atacado, publicamente, está em silêncio. Em pouco tempo, antes de outubro deste ano mesmo, os políticos terão que tomar direção política estadual e nacional. Mas cada um sabe o que faz.

 

MUDANÇAS
A aproximação de Zezinho Pereira (DEM, “centrão” puro sangue) com partidos de esquerda mostra que, em 2024, muitas coisas podem mudar. Sairá algum candidato a prefeito de Piracicaba a partir da Câmara de Vereadores? Gilmar ou Zezinho? Ou há, ainda, muitos outros edis mirando o Edifício do Centro Cívico? Vai depender de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima