Esalq recebeu secretário estadual de Agricultura

Itamar Borges (assinando), com o deputado Alex (esquerda) e o diretor Durval (direita) – Crédito: Divulgação/Esalq

Na manhã de quinta (8), a Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e a SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) do Estado de São Paulo assinaram protocolo de intenções visando ações conjuntas para o desenvolvimento do agronegócio paulista. Em visita ao campus da USP em Piracicaba, o titular da SAA, Itamar Borges, foi recepcionado pelo diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, sendo acompanhado pelo deputado estadual Alex de Madureira.

A pauta do encontro contemplou a assinatura do documento que reforça a parceria que Esalq e SAA mantém nas últimas décadas com a proposta sempre de manter relacionamento permanente para a elaboração e a implantação de ações conjuntas tais como compartilhamento de base de dados para pesquisa e realização de estudos que promovam o desenvolvimento do agronegócio paulista, envolvendo pequenos, médios e grandes produtores rurais.

O secretário Itamar Borges reforçou a importância da aproximação, lembrando que simbolicamente o acordo entre SAA e Esalq foi assinado no dia em que se comemora o Dia do Pesquisador Científico. “Todos sabemos o que a Esalq representa para a agricultura, para a Secretaria e para o Estado. É muito simbólico assinarmos esse termo de cooperação no dia em que comemoramos o Dia do Pesquisador Científico e essa integração buscará a inovação e a sustentabilidade, entre outras ações que possam aproveitar o potencial das duas instituições”.

Segundo o diretor da Esalq, o acordo com a SAA auxilia no cumprimento da missão da universidade pública. “Frequentemente somos cobrados para estarmos atentos às demandas da sociedade e essa iniciativa busca apresentar um programa para o Estado de São Paulo envolvendo as duas principais instituições da área de agricultura. A função principal da pesquisa é transformar conhecimento em riqueza, para o bem comum da sociedade. É isso que procuramos com essa aproximação. Na sequência identificaremos estratégias para otimizar os recursos disponíveis para atendermos esse intuito maior, que é transformar conhecimento em riqueza para o bem comum de todos”, reafirmou Dourado Neto.

CONECTIVIDADE

Após a assinatura do acordo, representantes das duas instituições reuniram-se para dialogar sobre a realização dos projetos em comum. Na oportunidade, o Grupo de Políticas Públicas da Esalq apresentou um estudo sobre a conectividade em áreas agrícolas paulistas. O pesquisador Rodrigo Maule conduziu a apresentação que trouxe o contexto da agricultura familiar no estado e o estado atual da conectividade no campo. Segundo os dados apresentados, 31% da área total do estado não tem sinal de internet, o que dificulta o acesso de agricultores à informação. “Precisamos ampliar o acesso e viabilizar soluções para as realidades locais”, pontuou Maule. De acordo com o mapeamento apresentado, as ações que podem reverter as dificuldades dos produtores devem ter como base a ampliação da cobertura de internet, a inclusão digital dos agricultores, a automação de processos e serviços, o emprego de inteligência artificial e a disponibilização de inovações que atendam as demandas do campo.

COMITIVA

Na Esalq, Itamar Borges esteve acompanhado de Francisco Matturro (secretário executivo), Orlando M. Castro (assessor), Regina Celia Matos (diretora substituta do IAC), Sérgio Tutui (coordenador da APTA) e Fabio Lavagetti (assessoria parlamentar). Além do diretor da Esalq, estiveram representando a instituição seu vice-diretor, João Roberto Spotti Lopes, o professor Ruy de Araújo Caldas (pesquisador colaborador), a professora Catarina Barbosa Careta, (do departamento de Economia, Administração e Sociologia) e Rodrigo Maule (pesquisador do Grupo de Políticas Públicas – GPP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima