População de São Pedro será testada em massa

Secretário de Saúde e vice-prefeito, Dr. Giuliano Antonelli, disse que a primeira etapa, com 5 mil testes, deve acontecer a partir do dia 15 de julho

Daniella Oliveira
[email protected] – 

A população de São Pedro será testada em massa para Covid-19. A informação foi dada com exclusividade para A Tribuna nesta sexta-feira (25) pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Giuliano Antonelli. Para primeira etapa da ação, que deve acontecer a partir do dia 15 de julho, a expectativa é de que pelo menos 5 mil pessoas façam o teste.

De acordo com o secretário, há pelo menos três meses o projeto de testagem em massa está sendo discutido entre sua equipe. “Por ser um projeto grande, que irá envolver toda população, temos trabalhado diariamente para organizar tudo. Agora estamos na parte licitatória para comprar cerca de 40 mil teste”, disse Antonelli.

Como médico, que acompanha diariamente a rotina hospitalar dos pacientes com a Covid-19, o secretário falou que a preocupação é ainda maior. “Vivencio os problemas dessa pandemia todos os dias e afirmo que trabalhamos incansavelmente. Com essa testagem em massa, nosso principal objetivo é de identificar os pacientes assintomáticos, ou seja, os que estão positivados e não apresentam nenhum sintoma”.

Segundo a coordenadora de Saúde, Marcela Pupin Gonçalves, a ação, que deve acontecer no Parque Hípico e de Rodeio “Itagiba Leite Filho”, irá envolver um grande número de profissionais. “Para essa primeira etapa, com 5 mil testes rápidos (swab nasal), vamos reunir uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, e profissionais da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Farmacêutica”, explicou.

Será por meio desse projeto de testagem que a Secretária de Saúde poderá fazer um estudo epidemiológico sobre os principais locais de transmissão do Coronavírus no município. “O paciente que testar positivo será imediatamente encaminhado para equipe médica, que irá acompanhar os casos e cobrar o isolamento social. Estamos até buscando formas legais de advertir ou até mesmo multar quem estiver positivado e for visto circulando em locais públicos”, alertou Dr. Giuliano Antonelli.

Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde de São Pedro irá divulgar mais detalhes sobre o projeto. “Vamos usar bastante as redes sociais e contar com o apoio dos veículos de comunicação para dar todos os detalhes. Porém, uma coisa eu garanto: a ajuda da população será fundamental para acabarmos com essa pandemia”.

2 comentários em “População de São Pedro será testada em massa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima