Caldeirão Político

DISCUSSÃO
Durante a 19a reunião ordinária da Câmara, segunda-feira (21), a vereadora Rai de Almeida (PT) e o vereador Laércio Trevisan (PL) travaram discussão em torno da atuação partidária de cada uma das siglas que defendem. Enquanto a petista destacou a linha de conduta, que incorpora as ações nacionais, estaduais e municipais do Partido dos Trabalhadores, o liberal disse que, em Piracicaba, a legenda tem independência de ação em relação às outras esferas.

 

DESRESPEITO
Até aí, o Capiau, idoso e muito cansado, compreende que a discussão é natural. O desrespeito veio do vereador Fabrício Polezi (Patriota). Na discussão em que Trevisan Jr. “acusava” o PT de apoiar o PSDB, que, aliás, são antigos rivais, desde os anos 1990, o parlamentar bolsonarista exibiu o cartaz “o PT é o PSDB sem o Ensino Médio”. O desrespeito, é claro, não é contra os partidos, mas a quem não conseguiu fazer o Ensino Médio no Brasil, um País lamentavelmente desigual demais.

 

TORNEIRO
O vereador Fabrício Polezi (Patriota) — que adora se colocar como “torneiro mecânico conservador”—, tem, inclusive, a mesma formação do ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT). Ambos começaram como torneiro mecânico, uma profissão muito respeitosa para quem conclui o estudo técnico e ambos merecem aplausos. Vale lembrar que, no período do governo do “partido sem Ensino Médio”, o desempenho do Brasil estava próximo dos 4% e não como hoje.

 

E AGORA?
Em outras épocas, contexto diferente da política, o vereador Zezinho Pereira (DEM) referia-se ao vice-prefeito e atual secretário de Educação, Gabriel Ferrato, como um “office boy de luxo” do PSDB. Eram outros tempos. E, agora, com as voltas que o mundo dá, o vereador Zezinho Pereira está no mesmo partido de Ferrato e pleiteia legenda para candidatura a deputado federal pelo Partido Democratas (DEM). Coisas da política, que levam a pisar em espinhos.

 

FICHA
A lei municipal que obriga apenas funcionários ficha limpa serem nomeados, ao que parece, só valeu para o ex-secretário João Marcos Thomaziello, diretor da Escola Estadual Honorato Faustino. Há alguma operação abafa? Perguntar não ofende, ofende?

 

HOMICIDAS?
Os defensores da cloroquina, tratamento precoce inexistente e loucuras institucionais, estão sem argumentos para a manifestação internacional em vários países que já reconhece o genocídio no Brasil.

 

SUMIRAM
Muitos bolsonaristas já sumiram das redes sociais, restando os mais radicais, como o nobre vereador Fabrício Polezi (Patriotas), que gosta de criticar, sim, mas não é muito dado a aceitar críticas. Também coisas da política, e todos têm direito à manifestação, que respeitamos.

 

PROGRAMA
Nesta quinta (24), às 20h, no Canal Resistentes, YouTube, o Programa Cidadania Política em Movimento recebe a atriz, humorista, apresentadora e diretora brasileira, Cristina Pereira, que fez parte do programa TV Pirata e novelas como Guerra dos Sexos, Sassaricando, Balacobaco e atualmente Salve-se quem Puder, com o tema “Dialogando sobre o espaço das mulheres na arte – conquistas e obstáculos”.

 

“NÃO QUIS”
No período eleitoral, o ex-presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Matheus Erler (PSDB), afirmou: “Se Deus quiser, iremos para o terceiro mandato”. E, por sua vez, um político considerou: “Deus não quis”. Questão de fé, e que todos respeitemos uns aos outros.

 

CAMPANHA?
Quem acompanha o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) — com forte atuação principalmente nas redes sociais, sem contar as visitas a bairros — aposta que ele está em campanha para as eleições do próximo ano. Afinal, Barjas é o principal nome do PSDB em toda região, continua como líder tucano e certamente vai coordenar as ações do PSDB. A questão jurídica haverá, se for candidato. Líder não se contesta.

 

DORIA — I
O governador João Doria, pré-candidato tucano à Presidência da República, fez uma longa agenda na cidade e região, só faltou fazer a inauguração das praças de pedágios nas rodovias SP-304 (Piracicaba-São Pedro) e SP-308 (Piracicaba-Charqueada), que entrarão em operação em breve.

 

DORIA — II
Aliás, registre-se que as praças de pedágios sempre serão, para a oposição, munição para atacar o seu governo e, em consequência, os deputados Roberto Morais (Cidadania) e Alex Madureira (PSD), que apoiaram a concessão das rodovias, e são da base na Alesp. Faz parte da política.

 

DORIA — III
Os comentários maldosos nos bastidores da política são de que os deputados Roberto Morais (Cidadania) e Alex Madureira (PSD) vão convidar o governador João Doria para a inauguração das praças de pedágios nas SP-304 e SP-308, provavelmente em agosto, como agenda do aniversário da cidade de Piracicaba. O presente desta vez será difícil de ser digerido.

 

PEDÁGIOS
Este Capiau — idoso e bem cansado — entende que os pedágios são necessários, considerando que as estradas sejam mantidas em ótimas condições. Há, sim, de se equacionar a circulação de carros com os devidos descontos, quando se trata de trabalhadores, moradores que necessitam fazer o trajeto todos os dias. E só depende de bom senso.

 

TRABALHADORES — I
A aprovação do projeto de lei do prefeito Luciano Almeida, por unanimidade, de unificação das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e de Trabalho e Renda, foi recebida pelo movimento sindical da cidade como um “golpe nos trabalhadores”.

 

TRABALHADORES — II
A unificação das secretarias visou, segundo os trabalhadores, utilizar a estrutura da então Secretaria do Trabalho e Renda para estruturar a unificação com a de Desenvolvimento Social e de Turismo. Importante, para este Capiau, é que venham vagas, qualificação profissional e assim por diante. Seu titular Júnior Guidotti, tem muitos projetos em favor de Piracicaba e região.

 

ABSORVENTES
O governador João Doria anunciou quarta (23) a doação, pela empresa P&G, de dois milhões de absorventes para o programa Dignidade Íntima, que vai distribuir, de forma gratuita, produtos de higiene menstrual para estudantes da rede estadual.

 

REFORMA
Na área federal, os representantes das forças de segurança reclamam da falta de clareza em vários itens da Reforma Administrativa proposta pelo presidente Jair Bolsonaro (partido?). São os policiais federais que foram às ruas nesta quarta (23).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima