LUTO
A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) declarou, terça (22), luto oficial por sete dias em razão das mais de 500 mil mortes registradas no Brasil pela Covid-19. A bandeira do Estado de São Paulo, em frente ao Palácio 9 de Julho, sede do Parlamento paulista, foi colocada à meia-haste em respeito e símbolo ao luto decretado.
ENCRUZILHADA?
Com a mudança do PCdoB para o PSB, o governador do Maranhão, Flávio Dino, abre uma alteração em parte do quadro nacional dos comunistas no Brasil. Em Piracicaba, o vice-presidente da legenda, Francys Almeida, garante que, aqui, não há encruzilhada política: “Temos definição, o PCdoB é nosso partido”, garante o síndico profissional. Definição, em política, é essencial.
DELEGADOS
A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nº 32, debatida na Comissão Especial da Reforma Administrativa, representa a implosão do serviço público no Brasil. Esse é o alerta que a Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) tem feito aos deputados e senadores em Brasília. Ao longo dos últimos meses, a diretoria da entidade se reuniu com os parlamentares para debater o assunto, e apontar os pontos mais gravosos do texto.
BOLSONARO — I
A Fenaert (Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão) manifesta seu repúdio ao ataque feito à imprensa pelo presidente da República Jair Bolsonaro. Durante uma breve entrevista, o presidente mandou membros da sua própria equipe calarem a boca e também da equipe da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo, que fazia a cobertura do evento.
BOLSONARO — II
Na ocasião, Jair Bolsonaro (partido?), além de ofender os jornalistas que estavam no exercício da sua profissão, também tirou a máscara, colocando em risco a saúde daqueles ali presentes. O fato aconteceu depois de ter sido questionado sobre a multa que recebeu do governo paulista pelo não uso da máscara obrigatória para evitar a transmissão da Covid-19 durante um passeio com motociclistas.
BOLSONARO — III
A Fenaert repudia qualquer ação de cerceamento da liberdade de imprensa e reforça a importância do jornalismo para a democracia, solidarizando-se com a repórter da TV Vanguarda, Laurene Santos, alvo das ofensas do presidente. Difícil que há políticos que confundem, do Município à União, o que é fazer jornalismo e o que é fazer política, seja com “p” ou com “P”.
ENFERMAGEM
O deputado federal Célio Studart (PV-CE) apresentou um projeto de lei para obrigar o adequado dimensionamento de equipes de enfermagem nas instituições e serviços de saúde públicos ou privados. De acordo com a proposta, deverá ser seguida a regulamentação do Conselho Federal de Enfermagem. A proposição altera a Lei 7498/1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem. A sugestão do projeto de lei foi feita por Solange Caetano, diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros e secretária-geral do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo.
NOMEAÇÃO
Nos corredores da Secretaria de Educação, corre a seguinte expressão: “Dos males, o menor”, após a nomeação do vice-prefeito Gabriel Ferrato (DEM); mas outros dizem que foi pior. E há uma maioria que afirma: “Foi ótima a nomeação”, e que o prefeito Luciano Almeida (DEM) acertou.
ESPERANÇA
O retorno das supervisoras em seus respectivos cargos é a maior esperança na gestão do secretário Gabriel Ferrato. Será que ele cederá? O professor Gabriel é técnico e sabe o que faz na área da educação. Não só tem currículo, como é da área e conhece o assunto, além de ter dedicado grande parte da sua vida ao ensino.
1.100 MORTOS
A revolta da população com o grande número de mortos em Piracicaba reflete o comentário duro de um leitor: “Se o irresponsável tivesse comprado vacinas, quantas vidas seriam poupadas?” Ele se refere ao presidente da República, Jair Bolsonaro (partido?).
CRIMES?
É consenso no mundo civilizado que o presidente Jair Messias Bolsonaro (partido?) deve ser julgado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes contra a Humanidade. Lamentável que tenha ocorrido pandemia em alta escala, como no Brasil, onde estão os mais brilhantes médicos infectologistas da história mundial.