Artista-professor: Camilo Riani integra nova obra histórica

Camilo Riani pelas lentes do premiado diretor de fotografia – Foto: Paulo Vitale

“Ser clicado pelo ‘mago’ que retratou Mandela, Zuckerberg, Pelé e tantas lendas pelo mundo já é uma honra. Mas ser convidado por ele para um projeto tão histórico é indescritível”, comenta o premiado cartunista, artista plástico e presidente do Salão Universitário de Humor de Piracicaba, Camilo Riani, para o mais novo manifesto do consagrado diretor de fotografia Paulo Vitale, em homenagem à vida, à arte e à civilidade, com os mais importantes humoristas gráficos brasileiros.  “O Vitale é um daqueles mestres que transformam figuras esquisitas como nós em obras de arte”, brinca Camilo Riani, sobre os resultados impactantes das diversas imagens já registradas pelo fotógrafo. O ensaio fotográfico traz o artista-pesquisador ao lado de demais artistas dos maiores jornais e revistas do país, como Dálcio Machado (Veja, Globo), Baptistão (Estadão, Veja, Exame), Orlando Pedroso (Folha de S. Paulo), Fernandes, Cau Gomez, entre outros.

Além de seu trabalho como fotojornalista, vencedor do Prêmio Abril por nove edições, Paulo Vitale é reconhecido internacionalmente como retratista de grandes personalidades. Seu último livro, ‘Feito no Brasil’, apresenta diversos profissionais brasileiros que ganharam o mundo. Um retrato de Pelé abre o livro, que traz Jô Soares, Oscar Schmidt, Almir Klink, Mário Sérgio Cortella, Washington Olivetto, Alex Atala e Caetano Veloso, entre vários outros nomes consagrados. Como Diretor de Fotografia de veículos como Veja, Época e Estadão, Vitale percorreu mais de quarenta países trabalhando para grandes edições, entre coberturas de conflitos e registros de personalidades históricas, como Nelson Mandela.

CARREIRA

Artista visual, caricaturista, pesquisador e professor, Camilo Riani conquistou mais de cinquenta prêmios nacionais e internacionais nos campos das artes visuais, humor e ilustração. Presidente do Salão Universitário de Humor de Piracicaba, teve seus trabalhos publicados pelos maiores jornais e revistas do país, como Folha de S. Paulo, Estadão, Veja, Elle, Le Monde Diplomatique, O Pasquim-21, Ed. Globo, entre outros. Realizou trabalhos visuais para TV no “Programa Livre” (SBT/Serginho Groisman) e “Fanzine” (TV Cultura/Marcelo Rubens Paiva), além de ilustrações para dezenas de livros, como a publicação “É mentira Chico?”, reunião dos melhores caricaturistas do país organizada por Ziraldo em homenagem a Chico Anysio. É autor do livro ‘Tá rindo do quê?’, resultado de seu Mestrado, premiado com o Troféu HQ-Mix /Associação dos Cartunistas do Brasil/SESC. Doutor em educação/imagem, é autor da Arte-Tese ‘Caricatas: arte-rosto-humor-experiência’, novamente premiada com o Troféu HQ-MIX / 2017 como melhor Tese do país sobre o tema (Serginho Groisman, Jal & Gual, ACB, SESC), com prefácio de Luís Fernando Veríssimo. Professor universitário nas áreas de criação e design, ilustrou a obra de Monteiro Lobato ‘Dom Quixote das Crianças’ a convite da Editora Globo. Criador da técnica ‘Cartoongrafia’ concebida na conclusão de seu Pós-Doutorado, conquistou pela terceira vez o Troféu HQ Mix (2019), ao lado de Maurício de Sousa e outros grandes nomes do cartum nacional, além do conceituado Prêmio Vladmir Herzog de Direitos Humanos-2020, outorgado pela Associação Brasileira de Imprensa/ABI, ONU e OAB.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima