DELFIM
O ex-ministro de governos militares, ex-deputado federal, diplomata e economista Antonio Delfim Netto garante que, em 2022, “Lula será eleito no primeiro turno”, afirma o criador do “milagre brasileiro” da década de 1.970. Difícil discordar do professor emérito da USP e, ao mesmo tempo, também difícil não sentir o clima político-eleitoral em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
SECRETARIAS — I
O projeto de lei 31/2021, do Executivo, que prevê a junção de secretarias municipais está colocando em posições antagônicas os vereadores Laércio Trevisan Jr. (PL) e Pedro Kawai (PSDB). Enquanto o parlamentar com base no bairro São Dimas defende a aprovação da proposta encaminhada pelo prefeito Luciano Almeida (Democratas), o tucano quer “entender melhor a proposta”.
SECRETARIAS — II
Trevisan Jr. disse, durante a reunião de segunda-feira (24), que há quatro anos, quando o então prefeito Barjas Negri (PSDB) enviou a proposta de unificação da Secretaria de Turismo com a Secretaria de Ação Cultural, que a tornou SemacTur, ele foi contra. “Porque o turismo é uma fábrica sem chaminé, precisa estar ligado ao desenvolvimento econômico do município”, defendeu.
SECRETARIAS — III
Kawai (PSDB) disse que não é necessariamente contrário à unificação, mas que não só ele, como representantes de outras três comissões permanentes da Casa, querem entender melhor como ficará a Administração. “O projeto mexe na estrutura de cinco secretarias. São três comissões que estão querendo ouvir o prefeito e o secretário, e a audiência pública vai trazer essa questão”, disse.
ZEZINHO — I
Sempre questionado em fazer o papel de liderança do governo na Câmara, o vereador Zezinho Pereira (Democratas) demonstrou preocupação em trocar empresa de limpeza por uma com um custo maior por “questões muito pequenas”. São coisas mínimas? A intervenção foi logo após a crítica de Gustavo Pompeo (Avante) ao fato do contrato atual não incluir limpeza das guias das calçadas. Zezinho conhece o tema de cor e salteado.
ZEZINHO — II
A fala de Zezinho foi durante a reunião de segunda (24), quando ele defendeu que a população tem direito de que a Prefeitura faça o seu papel. “A empresa que pega o serviço do setor público tem que cumprir o contrato, tem que fazer o serviço correto, o que realmente está no contrato”, afirmou. Certo, Zezinho.
LANCHES
Vice-presidente da Câmara, o vereador Acácio Godoy (PP) cobra da Prefeitura informações sobre o contrato para fornecimento de lanche às equipes das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Piracicaba. Godoy quer saber qual é a empresa que fornece os lanches, por qual modalidade e como se deu o processo de contratação e quais são as datas de início e término do contrato em vigência. A propositura foi aprovada na 12ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (24).
TUCANO
O vereador Pedro Kawai (PSDB) disse que “nem todo tucano concorda com estes apertos de mãos que estão por aí”, em referência ao recente encontro entre os dois ex-presidentes, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. A foto, histórica e que marcou posição contrária ao presidente Jair Bolsonaro, ocorreu dias depois de FHC declarar que votará em Lula no segundo turno de 2022. Kawai (e outros tucanos) não gostou.
ÔNIBUS
O Departamento de Transportes Públicos da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), informou à TUPi que realizou um estudo técnico para ampliar o atendimento aos moradores da região do Novo Horizonte. A ampliação, prevista para iniciar em junho, irá melhorar o deslocamento dos moradores de vários bairros, entre eles; o Novo Horizonte, Sabiás, Santa Fé e Santa Clara, que atualmente são atendidos pela linha 322-Novo Horizonte. Que assim seja! Faz tempo que Piracicaba precisa melhorar o transporte coletivo.
TRINDADE
O ex-candidato a prefeito por diversas vezes Wilson Trindade está fazendo barulho, depois das caminhadas para manter a forma. Por isso, domingo (30), a partir das 9h, saindo da rua Silva Jardim, esquina com a rua São José, ele e seus amigos farão carreata com objetivo de arrecadar fundos, visando reunir alimentos a serem entregues ao Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba). A doação será de 50% dos alimentos ao Fussp. O término será no União Porto, na área de lazer.
VIAGENS
Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo é o novo nome da pasta, anunciado durante encontro do governador João Doria com os prefeitos dos 140 MITs (Municípios de Interesse Turístico) do Estado. “Ao incorporar Viagens ao já tradicional Secretaria de Turismo, São Paulo reconhece, chama a atenção e demonstra a importância de um setor que é fundamental em diversas economias mundiais”, lembra Vinicius Lummertz, secretário.
ALERTA
Como o turismo movimenta muito dinheiro — em São Paulo, em 2019, foram R$ 222 bilhões de faturamento, representando 9,3% do PIB (Produto Interno Bruto) paulista— é bom que renasça e este idoso e cansado Capiau alerta para que as pessoas mantenham os protocolos sanitários em todas as circunstâncias. E viva o turismo local, regional, estadual, nacional e mundial.