Caldeirão Político

TUCANOS
Os tucanos de Piracicaba (leia-se ex-prefeito Barjas Negri) estão “condenados” num relatório da Secretaria Municipal de Educação, cujo titular é o professor João Marcos Tomaziello, que trata sobre os sete aditamentos dos contratos da Merenda Escolar. Para entender melhor, a íntegra do texto está na página A5.

 

PAZUELLO — I
A ida do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, à manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, domingo (23), no Rio de Janeiro, é tratada como “auto-indiciamento” pelo vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfo Rodrigues (Rede-AP). “É o primeiro caso em uma CPI no qual a pessoa se indicia. O que ele fez hoje é crime contra a saúde, contra regras de conduta do Exército, contra autoridade judicial”, disse professor-senador.

 

PAZUELLO — II
Semana passada, em depoimento na CPI, o ex-ministro Pazuello chegou a se desculpar ao ser questionado por ter sido fotografado sem proteção no rosto em shopping de Manaus (na capital do Estado em que é apontada negligência do governo federal e que deixou a cidade 20 dias sem respiradores). A CPI irá analisar requerimento que pede uma nova convocação do ex-ministro. “Aguardamos o Pazuello, ansiosos, mais que o vigia pela aurora”, afirmou Rodrigues.

 

24º VEREADOR?
O ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) se mantém ativo nas redes sociais. Desta vez, o vídeo mais recente é lá no campo de futebol varzeano do bairro Jardim Gilda, onde ele lembra que “iniciamos a construção”, depois que a associação dos moradores “se reuniu na minha sala” e solicita que a Administração termine a obra. “O povo pede e a Prefeitura tem que atender”, defende, num tom parecido com o de parlamentar, levando demandas ao Executivo. Isso é fazer política.

 

BOULOS
Pré-candidato a governador do Estado de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol) convocou semana passada, por meio de suas redes sociais, um ato de manifestação contra o governo de Jair Bolsonaro – que, domingo (23), participou de motoraço no RJ. No Twitter, o líder do MTST escreveu: “Vamos às ruas dia 29 contra Bolsonaro! O Brasil não aguenta sangrar até 2022. Com máscara PFF2, distanciamento e muita disposição de luta. #PovoSemMedo #ForaBolsonaro”.

 

INIMIGOS
Perguntada sobre acusações infundadas que fizeram a sua pessoa, a professora Micaele respondeu: “Faz parte do machismo institucional, são os mesmos que nunca estiveram em uma sala de aula e não entendem nada de Educação”. Falou e disse.

 

MULHERES
Vale ressaltar que, muitas vezes, é preciso ter estatura moral para requerer determinadas situações: seria como um agressor de mulheres que alega defender a vida e dignidade das mulheres.

 

TERRAPLANISTA
A visão terraplanista da política do ódio ganhou mais um representante em Piracicaba: líder de um movimento dele mesmo e com expressivos 200 votos é, no mínimo, curioso. São coisas da vida política, da sociedade. Tudo isso faz parte da Nação.

 

PSL
Apesar da expressiva votação na cidade, não há nenhuma realização, projeto ou evento do PSL local. Parece que aprenderam com seus deputados, que pouco, ou nada, conseguem fazer por Piracicaba. O Capiau espera boas notícias dos parlamentares do Partido Social Liberal (PSL) para divulgação. Aqui, é plural; não é como as redes sociais (…).

 

PETISTAS — I
Os petistas da velha guarda poderão rever e ouvir o primeiro candidato a prefeito de Piracicaba pelo PT, em 1982, o economista Renato Maluf, que também foi chefe de gabinete do prefeito José Machado em sua primeira gestão, a partir de 1989. Maluf é um dos maiores especialistas em políticas públicas de combate à fome no País, e participa de um debate promovido pelo Ipedd (Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia), nesta quarta (26), às 19 horas.

 

PETISTAS — II
Renato Maluf foi professor da Unimep e um dos fundadores do PT local, mas acabou optando pela vida acadêmica e atualmente é professor da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Piracicabano, é irmão do maestro, pianista e compositor Jamil Maluf, um dos expoentes da música clássica brasileira.

 

PETISTAS — III
O Capiau, idoso e cansado, paga um Pastel de Bebel (ou de Nata, como querem alguns) para quem acertar, via WhatsApp, em primeiro lugar, quem foi o companheiro do professor Renato Maluf para instalar o Partido dos Trabalhadores (PT) em Piracicaba, mas não assinou a ficha de inscrição. Brincar é bom, saudável, bom humor e, nesse caso, não vale para o professor Adolpho Queiroz, titular da Semac, nem para o nosso aldeão Cecílio Elias Netto, decano da imprensa piracicabana.

 

FEDERAL — I
A Tribuna Piracicabana não publica “noticiário policial” desde 1.977, por questões explicadas em artigo na época. Só que se alegra em registrar o trabalho positivo que fazem as Polícias na cidade, de um modo geral. Hoje, por exemplo, é o caso de registrar as ações da Delegacia da Polícia Federal em Piracicaba: em 2018, 07 MBAS – 01 flagrande; 2019, 04 MBAS – 02 flagrantes; 2020, 07 MBAS – 06 flagrantes; e 2021, até agora, 12 MBAS – 07 flagrantes, sendo um flagrante convertido em prisão preventiva, em razão de abuso sexual da filha.

 

FEDERAL — II
Para uma comparação em relação às estatísticas nacionais — mostrando assim o trabalho da Delegacia da PF na cidade —, em 2020, foram 213 MBAs e, em 2021 (até 21 de maio), foram 114 MBAs. Um ótimo trabalho.

 

MULTA
O governador Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, aplicou multas e mais multas no presidente Jair Messias Bolsonaro (PP), por desobediência, naquele Estado, às regras sanitárias de combate à pandemia. Pode não pagar, mas é uma forma de dar exemplo ao mundo e, especialmente, ao País, os brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima