Claudinei Pollesel
Dom Carlos Silva, bispo auxiliar de São Paulo, presidirá a Santa Missa na Capela do Jardim Gloria em Piracicaba no dia 30 de maio de 2021, ás 18 horas, um domingo. Será uma celebração festiva e solene no dia em que a Igreja celebra a solenidade da Santíssima Trindade. Renderemos graças a Deus pela vida e obra de frei Sigrist (1932-1998), o Francisco do Jardim Glória, aquele que sonhou com um jardim e que transformou o Jardim Glória neste jardim dos seus sonhos.
A celebração presidida por Dom Carlos Silva reveste-se de um significado ainda maior, pois foi ali, nesta comunidade humilde, pobre e acolhedora, da periferia de Piracicaba/SP que o então jovem seminarista, de 23 anos, iniciou sua caminhada de formação vocacional como postulante junto aos frades capuchinhos. Seu formador nesta fase foi o lendário e querido frei Jose Orlando Longarez que depois também foi morador desta comunidade, em duas ocasiões.
Num barraco de restos de madeira, idêntico ou até pior aos mais de 100 ali existentes, formou-se a Fraternidade Nossa Senhora da Glória, composta pelos estudantes Carlos Silva e Toninho Supriano e pelo superior e guardião, frei Sigrist, recém-ordenado padre e que acabara de chegar de sua formação teológica na Alemanha. “Viver como pobre, para o pobre e com o pobre” era o projeto desta pequena fraternidade que atendia o apelo da ordem capuchinha de inserirem-se na vida e rotina do povo pobre e sofrido, os preferidos de Deus.
Dom Carlos Silva viveu nesta comunidade, no barraco do Jardim Glória, por dois anos. Ele e Toninho estudavam no Seminário Seráfico São Fidelis, onde frei Sigrist lecionava teologia. Voltavam diariamente para a favela, onde desenvolviam projetos sociais e pastorais. Ofereciam assistência básica de enfermagem, com curativos e noções de higiene; davam aulas e acompanhamento escolar para adultos e crianças; além de formação de catequese e assistência nos sacramentos da Igreja. Mergulhou na vida daquele povo pobre e acolhedor, tanto que até hoje é carinhosamente lembrado e acolhido pela comunidade.
Frei Sigrist viveu nesta comunidade por quase 15 anos e morreu de infarto na cozinha do barraco em 1998. Toninho deixou a vida religiosa, tornou-se professor e formou uma linda família. Outros seminaristas passaram por esta comunidade do Jardim Glória, carinhosamente chamado de “Barraco do frei Sigrist”, vivenciando esta experiência franciscana de pobreza. Hoje são frades, pais de família e leigos engajados que conservam esta experiência viva em seus corações.
O jardim Glória foi transformado, graças á esta presença franciscana e a união de seus moradores. Deixou de ser a favela mais miserável de Piracicaba e tornou-se um lindo bairro urbanizado. Todos os 120 barracos foram substituídos por casas de alvenaria, providas de saneamento básico. Recentemente todas estas casas receberam escritura definitiva e deixaram de ser consideradas invasões. As vielas foram calçadas, asfaltadas e iluminadas. O belo não foi esquecido ou relegado. Foram plantadas dezenas de palmeiras imperiais, que hoje “tocam o céu”. Os muros de arrimo foram construídos em pedra bruta de granito, causando forte impacto visual, além de cumprirem sua função de contenção de deslizamentos. Foi construída a Capela de São Francisco e Santa Clara de Assis, simples e despojada, que abriga em seu presbitério o magnifico mosaico de 40 metros de autoria da artista inglesa, de fama internacional, Virginia Welch. Recentemente foi incorporado ao patrimônio sacro da capela uma belíssima escultura em madeira de São Nicolau de Flüe, incrustrada com uma relíquia de primeiro grau deste santo suíço, patrono da paz.
O barraco de frei Sigrist foi tombado como patrimônio histórico do Município de Piracicaba e é o único que permanece em madeira. É hoje um espaço de espiritualidade e cultura, zelado e amado pela comunidade. Preserva a história da presença transformadora dos capuchinhos.
Nesta santa missa que será celebrada por Dom Carlos Silva no dia 30 de maio de 2021 ás 18 horas, convidamos você e sua família para celebrarem conosco esta linda história de amor e doação. Juntos, vamos implorar pela saúde do mundo, que tanto sofre neste tempo de pandemia. A pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida será carinhosamente coroada e á ela pediremos que nos proteja e abençoe.
Dom Carlos Silva, seja bem vindo ao seu antigo barraco de madeira, ao seu querido Jardim Glória. O mesmo povo que te recebeu como jovem seminarista o recebe, hoje, 36 anos depois, como sucessor dos apóstolos, revestido da dignidade episcopal.
SERVIÇO – Capela de São Francisco e Santa Clara, Alameda Frei Sigrist, 144, Jardim Glória – Piracicaba, com transmissão ao vivo pelo Facebook @ Memorial de Frei Sigrist.
_______
Claudinei Pollesel, escritor, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP)