O comandante da Guarda Civil Municipal, Sidney Miguel da Silva Nunes, defendeu o aluguel de veículos para renovar a frota da corporação. No último dia 4, ele participou da série de reuniões do secretariado na Câmara Municipal de Piracicaba, com o objetivo de apresentar o Plano dos 100 Dias do prefeito Luciano Almeida (DEM).
Sidney avalia que alugar os veículos é mais vantajoso do que a compra. “Temos uma frota antiga, com um custo anual de R$ 800 mil. Isso, se investido na locação, daria 15 veículos de pronto emprego. O investimento inicial para a aquisição de uma viatura paga quase três anos de locação de um veículo que já vem totalmente equipado e sem gasto com manutenção”, comparou. “Provavelmente o prefeito Luciano Almeida vai acatar essa ideia e vamos renovar a frota”, assegurou.
O comandante estabeleceu objetivos para a GCM nos próximos quatro anos, entre os quais expandir a atuação da Patrulha Maria da Penha, com a implantação do botão SOS, a disponibilização de aplicativo para o acionamento do 153 e a realização de palestras em condomínios e centro comunitários “para atingir também o público masculino”.
As propostas também preveem o reforço no patrulhamento da zona rural, em medida que agrega a GCM e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, e a atuação na prevenção e fiscalização de maus tratos de animais.
Sidney falou, ainda, do objetivo de ampliar o programa “Guarda Civil Educação e Prevenção”, que alcança cerca de 900 crianças por ano ao levar às escolas palestras com foco em prevenção ao uso de drogas, violência doméstica, bullying, gravidez na adolescência e combate ao vandalismo em prédios municipais.
A meta, segundo ele, é aumentar o número de agentes envolvidos no projeto dos atuais sete para 15, alocar 15 viaturas na iniciativa (hoje não há nenhuma) e qualificar guardas para atuar como educadores.