TURÍSTICO I
A vereadora Rai de Almeida (PT) pede “celeridade” às adequações necessárias para que a cidade possa concorrer ao pleito estadual que define os municípios paulistas como MIT (de Interesse Turístico). Atendendo a uma solicitação do Comturpi (Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba), a parlamentar protocolou uma indicação ao Executivo.
TURÍSTICO II
Rai adverte que as adequações apresentadas na indicação “não são de difícil realização” ou “expressivamente onerosas ao erário”. Ela argumenta que se referem, “quase todas”, pontua, a necessidades reais da cidade, como a conservação e instalação de placas e pontos de informação turística, entre outros. “Não é novidade que Piracicaba tem um potencial turístico que precisa ser melhor desenvolvido e estruturado”, defende. Ótimo.
TURÍSTICO III
A diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rose Massarutto tem colocado a busca pelo selo MIT como uma das prioridades da Administração. Ela explica que o convênio possibilitaria o repasse de cerca de R$ 700 mil anuais para investir em infraestrutura turística. “Ou seja, com esse dinheiro, não poderia ser feito outra coisa a não ser aplicado na área, por isso é interessante”, destaca. Parabéns, Rose.
TURÍSTICO IV
Ex-secretária de Turismo do ex-prefeito Gabriel Ferrato (atual vice), Rose detalha que o convênio deveria ter sido aprovado entre os anos 2017 e 2018. No entanto, a documentação apresentada na ocasião foi julgada insuficiente. “Mesmo com a entrada com projeto na Assembleia Legislativa, a proposta não prosperou, já que era necessário fazer correções nestes documentos”, lembra, mostrando mais uma herança da gestão anterior.
VOTAÇÃO: CINCO
Ainda sobre a história da votação em que a vereadora Rai de Almeida (PT) e o vereador Fabrício Polezzi (Patriotas) votaram do mesmo lado, este Capiau faz uma rápida observação: não foram somente esses nobres edis que votaram juntos, mas foram cinco. O final foi de 18 a favor e 5 contra o veto do prefeito. Dessa forma, nem precisaria, fraternalmente — “Mudaria o Natal ou mudei eu?” —, um abraço sequer, porque, “em vão lutando contra o metro adverso”, é certo que “só lhe saiu este pequeno verso”.
E AS MÁSCARAS?
Infelizmente, há ainda gabinetes na Câmara de Vereadores de Piracicaba em que assessores não usam as máscaras contra a Covid-19. Lamentável. Já passou da hora de atender ao que diz a lei e a ciência. Aliás, nesse caso, principalmente à ciência.
PLANO
Caminhando ao lado das professoras e demais servidores, o secretário de Educação, João Marcos Tomaziello, inova e motiva as profissionais ao anunciar o debate para o Plano de Cargo e Carreira no município. Se conseguir concluir vai se consagrar como um secretário que pensa na categoria. Isso é ótimo.
ESTADUAL
De olho nas eleições de 2022, Micaele Bariotto, do PCdoB, tem sido voz ativa nas cobranças e colaborações de ações da Secretaria de Educação de Piracicaba. A princípio, deve ser pré-candidata a deputada estadual, mas se cogita até a possibilidade de compor a chapa ao Senado Federal ou para a Câmara Federal. Sonhando alto? Cada um faz política do seu jeito.
REMOÇÃO
Circula nas redes sociais um áudio atribuído ao secretário João Marcos Tomaziello, afirmando que haverá remoção de servidores, buscando opções mais próximas e melhores para eles. O Luto pela Educação comemora?
ACABOU
Sem nenhuma recomendação, as escolas municipais serviam margarina na merenda. No entanto, conforme exige a nutrição alimentar de qualidade, substituiu por manteiga, e ainda saiu mais barato que a cotação da margarina. Algo estava muito errado!
CARDÁPIO
Quem atua no Poder Público sabe que nem sempre é fácil mudar o que está estabelecido. A burocracia atrapalha ações que o secretário João Marcos Tomaziello tem em mente. A ideia principal é mudar e variar o cardápio; no entanto, tudo leva um tempo. Vamos manter a calma. Por isso, o Capiau sempre escreve que críticas só depois de 200 dias, lá pelos fins de julho.
DETALHE
O professor João Marcos Tomaziello, secretário de Educação do município, é funcionário concursado da Secretaria da Educação Estado, e não pertence, nem pertenceu a qualquer partido político. Seu problema resume-se em assunto comercial, devido “a uma caçamba” para transportar entulho, que virou em processo crime.
FECHADA
A agência do Santander da rua Moraes Barros, em Piracicaba, está fechada por motivo de contaminação de funcionário pela Covid-19. Neste caso, o protocolo do Santander determina que os funcionários fiquem em home office por cinco dias. Dessa forma, a agência só voltará atender ao público na segunda (24).