O Health Life Viver Bem — ambulatório de Atenção Primária à Saúde (APS) da Unimed Piracicaba — acaba de receber o selo de qualidade da Fesp (Federação das Unimeds do Estado de São Paulo) dentro do Programa Qualificare.
Isso significa que o serviço oferecido pela cooperativa médica é referência no Estado, sendo considerado como modelo para outras Unimeds do País. “Mais um reconhecimento para nossas equipes, que não medem esforços para aperfeiçoar os serviços assistenciais da APS”, comemorou Carlos Joussef, presidente da Cooperativa.
O dirigente conta que o ambulatório foi avaliado no segundo ciclo do programa em 2020, seguindo três eixos e destacando-se em todos eles. O conceito da APS, já adotado mundialmente, tem como foco personalizar a necessidade de cada paciente para prevenir doenças, diagnosticar com maior precisão e adotar tratamentos e reabilitações mais eficazes. “Sempre acreditei nesse modelo e não hesitei em implantá-lo em outubro de 2018 por conta das boas experiências obtidas em países desenvolvidos que já adotaram este formato de assistência à saúde”, afirma.
Localizada num prédio exclusivo na avenida Carlos Botelho, a APS coloca à disposição equipe multidisciplinar especializada, formada por médicos da família e generalista, enfermeiras e técnicas de enfermagem. Os profissionais recebem, ainda, o apoio de outras especialidades, além de colaboradores administrativos e de recepção.
A equipe APS é a responsável por cuidar da saúde de pacientes como um todo, incluindo atividades de prevenção, educação em saúde e reabilitação, entre outras. A ideia é que cada pessoa e seus familiares sejam atendidos sempre pelo mesmo profissional, desenvolvendo vínculos que permitam um melhor cuidado.
“Atualmente, a atenção primária ganhou muito em assistência e gestão digital. Hoje, a Unimed Piracicaba conta com a parceria da maior startup de saúde do País, a Sami”, revelou Joussef.
Sobre o Programa Qualificare
Para estimular a excelência no atendimento, a Unimed Fesp promove o Programa Qualificare, que realiza a avaliação e certificação dos recursos e serviços próprios das Unimeds paulistas. O projeto tem o intuito de ajudar na qualificação e estruturação dos serviços de atenção primária, apoiando cada Unimed a desenvolver ações de melhoria contínua e a buscar a certificação de boas práticas, de acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).