O covereador Pablo Carajol (PV), do mandato coletivo “A cidade é sua”, e a diretora de Turismo, Rose Massarutto, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) se reuniram nesta quinta-feira (13) para discutir a criação de uma comissão de organização do carnaval de rua e uma coordenadoria permanente do carnaval de Piracicaba, proposta por meio de ofício.
Na reunião, ambos consideraram importante caracterizar as especificidades das políticas do carnaval. A diretora registrou que a organização social e a legitimidade dos aspectos culturais da retomada do carnaval deverão ser discutidas e propostas pela SemacTur. Segundo o co-vereador, o processo de reestruturação do carnaval poderá trazer benefícios tanto para o setor de serviços, hotelaria, como para toda a população.
Rose falou sobre o processo reestruturação da Semdettur e apontou os melhoramentos que estão sendo feitos. A diretora afirmou que cultura e turismo estão em constante diálogo.
Sobre o carnaval, Rose reforçou que considera importante fortalecer as manifestações que já acontecem, como o carnaval de cordões e blocos. A diretora destacou que o elemento social do carnaval é questão da pasta da Cultura, mas o elemento do turismo estará presente.
Carajol pontuou o trabalho do Coletivo de Cordões e Blocos, que há anos constrói e propaga a programação do Carnaval de Cordões e Blocos na cidade. “Atualmente, são oito blocos e cordões que desfilam na cidade: Cordão do Mestre Ambrósio, Bloco da Ema, Bloco Pira-Pirou, Bloco dos Boçais, Bloco do Amor”, destacou o covereador.
Uma conversa sobre a organização do carnaval de 2022 com o secretário da Ação Cultural, Adholpo Queiroz, está prevista e contará com a participação do mandato coletivo. A projeção de abrir um edital em outubro de 2021 foi uma das possibilidades levantadas na reunião.
De acordo com Rose, “dá pra fazer carnaval organizado e que não tenha problemas na gestão dele, a experiência de Águas de São Pedro mostrou isso”. Também citou a vontade do governo em construir uma programação de carnaval infantil e matinês.
“As Escolas de Samba precisam ser elencadas com uma boa gestão cultural, até no processo de formação dos gestores dessas escolas”, defendeu Pablo Carajol.
A proposta de criação da Comissão de Organização do Carnaval de Piracicaba é de que a Semdettur possa assumir a articulação e compor a implementação desta política pública neste momento, mesmo que o Governo Municipal decidida que esta área seja demandada pela Semac.
“A proposta foi construída em conjunto e com o importante apoio do grande Roberto Crivelari, figura histórica do Carnaval de Piracicaba e que muito contribuiu e contribui para o Carnaval de Rua de Piracicaba”, disse o co-vereador. Carajol complementou que a proposta surgiu com os objetivos de inclusão desta função na estrutura organizacional e no organograma da Semdettur ou da Semac.
Esta propositura será apresentada através de ementa substitutiva pelo Mandato Coletivo A Cidade é Sua, em Projeto de Lei de autoria do Executivo que tramita na Câmara Municipal.