Desde o último final de semana, diretores e farmacêuticos voluntários estão unidos em mobilização em diversas farmácias para incentivar a doação direcionada à Prefeitura de cada município. No município, a presidente do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), Andréa Almeida, já selou a parceria que seguirá até o final do mês de maio, os alimentos arrecadados serão doados às famílias em situação de vulnerabilidade.
O encontro, para os acertos finais, foi sexta (7), em uma das unidades da Drogaria São Paulo, com a participação de Andréa Almeida, Claudia Carias (delegada da Seccional de Piracicaba do CRF/SP), Michele Helena Barissa Figueiredo (farmacêutica da Drogaria São Paulo), Luciana Canetto (diretora do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo) e Anderson Oliveira dos Santos (Supervisor da Drogaria São Paulo).
Como estabelecimentos de saúde que não fecharam em nenhuma fase da pandemia, as farmácias estão presentes nas mais diversas regiões do Estado. Além de contar com farmacêuticos para tirar dúvidas da população sobre o uso de medicamentos, elas passam a integrar a campanha Farmácia Solidária, lançada pelo CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia de São Paulo).
A campanha acontece no momento em que uma pesquisa aponta que 59,3% dos brasileiros, ou seja, 125,6 milhões, não comeram em quantidade e qualidade ideais desde a chegada do novo coronavírus. Os dados são do Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia, com sede na Universidade Livre de Berlim.
SERVIÇO – Para saber quais são os pontos de arrecadação de alimentos em Piracicaba, acesse: https://bit.ly/3vl2qMI (clique em Farmácias participantes)