Biblioteca: vereadores pedem detalhes de proposta de transferência

Visita à Biblioteca, em fevereiro: questionamento é sobre possível transferência – CRÉDITO: Guilherme Leite

Durante discussão do requerimento 462/2021, na 12a reunião extraordinária, quinta-feira (6), os vereadores Rai de Almeida (PT) e Pedro Kawai (PSDB) pediram mais detalhes na proposta da Administração em transferir o acervo da Biblioteca Municipal a outro prédio público. “Esses rumores têm aumentado, com relação à mudança não só da Biblioteca, como também da Pinacoteca”, disse a vereadora.

Ela recordou que esteve junto com Kawai com o secretário Adolpho Queiroz (Ação Cultural) para entregar manifesto por parte dos artistas plásticos e visuais, contrários à proposta de transferência da Biblioteca e da Pinacoteca, mas também lembrou que outras lideranças das artes e da cultura endossam a crítica.

“Se tiver que ter mudança, que seja no sentido de ter outra Pinacoteca, e não desfazer dessa, para que seja ocupada por outro órgão e a Pinacoteca ficar por ora sem saber o que ser feita ou ficar sem lugar”, sugeriu a vereadora.

O vereador Kawai lembrou que a situação gerou mobilização em todas as áreas. “Algumas coisas ficaram obscuras e essa reunião de hoje (com o secretário) foi muito importante para esclarecimentos”, disse, ao relembrar que o secretário deixou claro que ainda são propostas. “Nós deixamos claro que tanto a Câmara quanto os segmentos de cultura queremos participar desses projetos, pois é obrigação constada no Plano Municipal de Cultura, aprovado pela Câmara”, disse.

A discussão foi em torno do requerimento 462/2021, que elenca diversos questionamentos ao chefe do Executivo sobre contratação de profissional bibliotecário, quadro de servidores e programação dos últimos quatro anos da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” e sobre possível mudança de prédio, bem como a programação prevista para a cidade.

Apesar da ampla discussão sobre a propositura, ela não foi votada em razão do término do tempo regimental da reunião extraordinária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima